segunda-feira, outubro 7, 2024

Bolsonaro fala em levar mudança da pontuação da CNH semana que vem para Câmara

LegislaçãoBolsonaro fala em levar mudança da pontuação da CNH semana que vem...

Há tempos o Presidente defende que existe no Brasil uma “indústria da multa”. Em sua transmissão semanal, dia 16, Bolsonaro explicou algumas das ações que pretende adotar no assunto. Uma delas é levar a mudança da pontuação da CNH semana que vem para Câmara, alterando de 20 para 40 o limite máximo de pontos.

imagem do presidente Jair Bolsonaro“Na semana que vem, eu vou conversar com o Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, e vou ver se a gente, em comum acordo, manda para o parlamento um Projeto de Lei ou Medida Provisória. Trata do que? Mexe no Código de Trânsito Brasileiro. É fazer com que você, ao invés de perder sua carteira com 20 pontos, passe para 40.”

Um dos argumentos dos motoristas profissionais é que, por estarem muito mais tempo da estrada, estão muito mais expostos a tomarem multas. No entanto, a medida não valeria apenas para as CNHs profissionais e sim para todas.

Além de passar para 40 pontos, o Presidente quer mudar a validade da CNH de 5 para 10 anos. Bolsonaro ainda afirmou que lê muitos comentários no Facebook, então, se alguém for contra a medida, pode se manifestar por lá, mas acredita que a maior parte da população é a favor.

Veja também: Bolsonaro fala em possibilidade de mudar a política de preços da Petrobras

Ou multa ou ponto

O Presidente ainda afirmou acreditar que hoje o motorista infrator é punido duas vezes, uma com a pontuação e outra com a multa. Segundo ele, o ideal seria que houvesse apenas uma punição.

“Eu acho uma coisa: você não pode ser punido duas vezes pela mesma infração. Ou você tem a punição pecuniária, o dinheiro, ou você tem o ponto na carteira. Estamos estudando para ver se acabamos de vez com a Indústria da Multa que existe no Brasil.”

 

Experiência internacional

mudança da pontuação da CNH
Imagem: Pixabay – fancycrave1

Em mês de maio amarelo e apelos na mídia pela diminuição das mortes no trânsito, especialistas divergem das medidas anunciadas por Bolsonaro. Enquanto muito concordam com uma pontuação maior para motoristas profissionais, aumentar a pontuação para todos poderia trazer maior insegurança e está na contramão dos países com as menores taxas de mortes no trânsito.

Na Itália, por exemplo, o motorista começa com 20 pontos e vai perdendo a medida que leva multas. Se ele não levar nenhuma em um ano, no ano seguinte ganha mais 2 pontos e começa com 22. Assim sucessivamente até o limite de 30. Na Alemanha o limite é de apenas 8 pontos. Na Austrália são 12 e no Japão 13. No Canadá são 15. Agora, se você acha positivo o aumento da pontuação, melhor não ir para a Dinamarca. Lá, o limite é de apenas 3 pontos.

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados