A BR-381/MG tem leilão aprovado e pode acontecer entre agosto e setembro. A nova proposta do plano de outorga para realização de leilão da BR-381/MG foi aprovada, durante reunião extraordinária da diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Com isso, o Ministério dos Transportes encaminhou o projeto para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Com 303,4 quilômetros de extensão, o trecho a ser concedido está localizado entre os entroncamentos da rodovia com a BR-262/MG, em Belo Horizonte, e com a BR-116/MG, em Governador Valadares.
BR-381/MG já teve data de leilão perdida no ano passado
O leilão da BR-381/MG já teve data de leilão perdida no ano passado por não ter propostas suficientes. Essa é a quarta tentativa de leiloar o trecho. As anteriores ocorreram em 2013 e 2022.
Com relação à versão anterior do projeto, outra novidade é que as obras de ampliação de capacidade e melhorias previstas para os lotes 8A e 8B, na saída de Belo Horizonte, saíram da concessão e serão delegadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O trecho foi identificado como de maior risco para investidores em potencial e essa alteração deve aumentar a atratividade do ativo federal.
Dos R$9,3 bilhões previstos a serem aplicados na rodovia ao longo de 30 anos de concessão, são R$5,57 bilhões para investimentos, incluindo novas obras, e R$3,68 bilhões para serviços operacionais. A maior parte das melhorias visam ampliar a capacidade e aumentar a segurança da via.
Confira outros destaques:
• 90 quilômetros de duplicações,
• 123 quilômetros de faixas adicionais,
• 10 quilômetros de marginais,
• 33 dispositivos – trevos, trombetas e diamantes, entre outros, além de áreas de escape e PPDs
• 23 passarelas
Melhorias e segurança
Além de trazer soluções para a necessidade de investimentos na ampliação da capacidade da BR-381/MG, considerada um dos corredores logísticos mais importantes do estado, a concessão também garantirá melhorias significativas para a segurança dos usuários. Ela contará com novos equipamentos de proteção e uma estrutura operacional de atendimento mais eficiente, voltada para a redução do número de ocorrências e de resposta rápida a sinistros.
Veja também: ANTT marca leilão da BR-040/MG para abril de 2024
Por Thaís Corrêa com informações do Ministério dos Transportes
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.
Tomará que apronte essa BR logo,tá muito inrrolado.