Caminhoneiros retornam ao Brasil nesta quarta-feira, 27, após ficarem 6 dias retidos na fronteira com a Venezuela. De acordo com o portal O Globo, na terça-feira, 26, 184 brasileiros foram liberados para retornarem ao país, mas os caminhoneiros não estavam incluídos no grupo por precisarem passar pela alfândega para sair da Venezuela.
Nesta quarta-feira, porém, o grupo formado por motoristas e acompanhantes – esposas ou colegas de trabalho – conseguiu permissão das autoridades venezuelanas para retornarem ao Brasil com os caminhões.
De acordo com informações divulgadas via WhatsApp, a saída dos caminhoneiros começou nesta quarta às 11h20 da manhã.
Liberação dos motoristas
A liberação dos caminhoneiros aconteceu posteriormente pois as autoridades venezuelanas queriam liberar apenas os motoristas e não os veículos. De acordo com a assessoria da deputada Catarina Guerra, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Roraima, a parlamentar enviou ao Governo federal um pedido para negociarem a liberação do grupo.
Além dos caminhoneiros, haviam também garimpeiros, turistas e outros brasileiros que estavam na Venezuela e por algum motivo foram impedidos de sair com o grupo de 184 pessoas liberado na terça-feira.
Por Pietra Alcântara