O BSB (Caminhoneiros Surdos do Brasil), entidade que luta pelo direito das pessoas surdas à CNH C, D e E, promoveu um treinamento para mecânicos com surdez. A capacitação ocorreu hoje, 28 de abril, durante a Automec, feira de pós-venda da América Latina e foi fornecida em parceria com a Delphi Technologies, marca do grupo Borg Warner, fabricante de turbos e peças para veículos.
Treinamento para mecânicos com surdez
O treinamento contemplou 50 mecânicos com surdez e permitiu a atualização desses profissionais que têm dificuldade de encontrar capacitações adaptadas as suas necessidades, conforme a empresa de turbos. A formação abordou o funcionamento de motores à gasolina e diesel e foi transmitida em libras.
Para Raquel Moreno, fundadora da BSB, esteve no estande da empresa na feira mediando a comunicação do público com surdez com os especialistas da marca. Ela é tradutora bilíngue em português e libras e surda. Para Raquel, a parceria é um grande presente, pois tornou acessível aos surdos a participação em uma feira famosa ocupada antes apenas por ouvintes.
A representante reforçou que a surdez é apenas uma característica que traz diferença na realização do trabalho entre mecânicos surdos ou que ouvem. “Ouvintes usam a audição para detectar ruídos, ou barulho mecânico. Nós, surdos, usamos a vibração do som destes barulhos através de partes do nosso corpo, além de sermos extremamente visuais”, acrescenta.
A Delphi também realiza ações de inclusão, sobretudo porque conta com funcionários com surdez no quadro. Com isso, incentiva que os colaboradores aprendam libras para possibilitar a comunicação entre todos. A empresa também conta com uma tradutora virtual de libras, a “Maya”. Por fim, disponibiliza seus vídeos técnicos também na linguagem de sinais.
Assista também o vídeo de Trucão e Toco sobre CNH para pessoas com deficiência.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações de release.