sexta-feira, novembro 22, 2024

“Caminhoneiros Surdos do Brasil” promove treinamento para mecânicos com surdez

Notícias"Caminhoneiros Surdos do Brasil" promove treinamento para mecânicos com surdez

O BSB (Caminhoneiros Surdos do Brasil), entidade que luta pelo direito das pessoas surdas à CNH C, D e E, promoveu um treinamento para mecânicos com surdez. A capacitação ocorreu hoje, 28 de abril, durante a Automec, feira de pós-venda da América Latina e foi fornecida em parceria com a Delphi Technologies, marca do grupo Borg Warner, fabricante de turbos e peças para veículos.

Treinamento para mecânicos com surdez

O treinamento contemplou 50 mecânicos com surdez e permitiu a atualização desses profissionais que têm dificuldade de encontrar capacitações adaptadas as suas necessidades, conforme a empresa de turbos. A formação abordou o funcionamento de motores à gasolina e diesel e foi transmitida em libras. 

Para Raquel Moreno, fundadora da BSB, esteve no estande da empresa na feira mediando a comunicação do público com surdez com os especialistas da marca. Ela é tradutora bilíngue em português e libras e surda. Para Raquel, a parceria é um grande presente, pois tornou acessível aos surdos a participação em uma feira famosa ocupada antes apenas por ouvintes. 

A representante reforçou que a surdez é apenas uma característica que traz diferença na realização do trabalho entre mecânicos surdos ou que ouvem. “Ouvintes usam a audição para detectar ruídos, ou barulho mecânico. Nós, surdos, usamos a vibração do som destes barulhos através de partes do nosso corpo, além de sermos extremamente visuais”, acrescenta.

A Delphi também realiza ações de inclusão, sobretudo porque conta com funcionários com surdez no quadro. Com isso, incentiva que os colaboradores aprendam libras para possibilitar a comunicação entre todos. A empresa também conta com uma tradutora virtual de libras, a “Maya”. Por fim, disponibiliza seus vídeos técnicos também na linguagem de sinais.

Assista também o vídeo de Trucão e Toco sobre CNH para pessoas com deficiência.

Por Jacqueline Maria da Silva com informações de release. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados