quinta-feira, junho 20, 2024

3 dicas para a sua empresa de transporte durar muitos anos

Segundo dados do Ministério da Economia, em 2020, mais de 3 milhões de novas empresas foram abertas no Brasil. Por outro lado, segundo o IBGE, de cada quatro empresas abertas, 1 não chega nem ao final do primeiro ano, e mais uma fecha antes do quinto ano. Ou seja, a taxa de mortalidade das empresas é alta em nosso País. Mas por quê? O que fazer para a sua empresa de transporte ou até outros ramos superar essas estatísticas e durar muitos anos? PACCAR Parts dá algumas dicas.

 

Planejamento

O fator número 1 para o fechamento de empresas é a falta de planejar o negócio. No caso de uma empresa de transporte, é necessário já ter contatos com clientes que garantirão carga, é preciso conhecer as rotas que se pretende cruzar, quais licenças são necessárias para trabalhar legalmente e ter uma previsão de ganhos e gastos. É necessário também saber fazer a conta de custos para cobrar corretamente um frete.

Uma dica aqui é seguir, no mínimo, os valores do piso mínimo de fretes divulgado pela ANTT. Clique aqui e calcule.

Sem esse planejamento prévio, as chances de aceitar-se uma carga com valor ruim, ou para uma rota difícil que acabe não compensando são muitos grandes. E sem um planejamento financeiro que preveja os meses seguintes, às vezes uma única viagem ruim já pode levar uma pequena empresa à falência.

Segundo os dados divulgados pelo IBGE, 17% das empresas não fazem nenhum planejamento e 59% planejam apenas os 6 primeiros meses.

Planejamento é chave para empresas durarem

Preparo pessoal

Ainda segundo o Sebrae, antes de abrir suas empresas, 42% dos empreendedores estavam desempregados. Entretanto, esse número salta para 59% considerando apenas as empresas que logo fecharam. Além disso, 40% eram funcionários de uma empresa privada antes de abrirem sua própria empresa.

Isso mostra que, mesmo conhecendo a parte prática da atividade, ser funcionário e ser o dono da empresa é muito diferente, porque além da parte técnica, ao ser dono é preciso fazer administração e gestão. Para isso, o melhor é se preparar.

A mesma pesquisa mostra ainda que 42% dos novos empresários fizeram alguma capacitação, só que no grupo de empresas que logo fecharam, essa média foi menor.

O próprio Sebrae oferece diversos cursos de capacitação para quem quer começar um negócio, muitos, inclusive, gratuitos. Para quem está no transporte, o Sest Senat também oferece muitos cursos, diversos também gratuitos, para que a pessoa aprenda sobre as muitas áreas do transporte de cargas.

 

Aproveitar as oportunidades

Segundo a pesquisa do Sebrae, dentre as empresas que se mantiveram em atividade, era maior a proporção de quem abriu o negócio porque “identificou uma oportunidade”. Ou seja, olhar o mercado e ver onde existe uma deficiência é uma boa estratégia para ter sucesso no longo prazo.

Aproveitar oportunidades envolve, inclusive, identificar os momentos certos de fazer aquisições e aproveitar promoções. E esse momento chegou.

Isso porque a PACCAR Parts fez direitinho seu planejamento e está comemorando 50 anos! Sabendo que não é uma marca fácil e para ajudar outras empresas a também se manterem ativas, a comemoração traz diversos preços especiais na Promoção Nacional.

Afinal, para se chegar à marca de 50 anos de atividade, só com muita qualidade em seus produtos. E essa qualidade se estende desde os caminhões DAF até às peças TRP, que atendem outras marcas de caminhões também.

Promoção Nacional de peças Daf/ Paccar/ TRP

Promoção Nacional

A Promoção Nacional comemorando os 50 anos da PACCAR Parts já começou e vai até o dia 31 de julho. São mais de 130 itens com descontos de até 50%. São acessórios, itens de elétrica e também motorização.

E tem mais, o preço é nacional, então você pode aproveitar a promoção de Norte a Sul do País, seja por onde sua rota te levar. Clique aqui e confira todas as ofertas.

Já cheque no seu planejamento, aproveite e economize. E vida longa ao seu negócio!

 

Por Paula Toco para Paccar Parts

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados