sexta-feira, novembro 22, 2024

Carreta sem catraca reguladora de freio automática resulta em multa da PRF?

CuriosidadesCarreta sem catraca reguladora de freio automática resulta em multa da PRF?

Outro de nossos seguidores, que é carreteiro, mandou pedido de esclarecimento. Ele queria saber se a PRF (Polícia Rodoviária Federal) está aplicando multas para condutores de carretas sem catraca reguladora automática. Encaminhamos a pergunta à PRF, que direcionou ao Núcleo de Comunicação da PRF do Piauí (Nucom). Se quiser saber, fica até o final desse texto.

O que diz a PRF?

De acordo com a PRF do Piauí, no Brasil, os veículos fabricados a partir de 2014 são obrigados a possuir o ABS (Sistema de Antitravamento de Rodas), conforme estabelecido pelas Resoluções 912/22 e 915/22 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O ABS depende do funcionamento das catracas automáticas, e o uso de catracas mecânicas nos veículos fabricados a partir de 2014 torna esse sistema de freio inoperante. Portanto, a fiscalização da Polícia inclui a verificação do sistema de freio dos veículos pesados para averiguar e o funcionamento pleno do ABS e se os veículos fabricados a partir dessa data estão utilizando catracas automáticas em todos os eixos. 

“A fiscalização tem como objetivo direcionar as ações de policiamento e fiscalização com foco na segurança viária, especialmente na prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito”, acrescentou o órgão em nota para Pé Na Estrada.

Afinal, carreta sem catraca de freio automática gera multa?

A resposta é sim, carreta sem catraca de freio automática gera multa, pois essa conduta é considerada uma infração grave, respaldada pelo artigo 230, inciso IX do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Esse item estabelece como infração grave a condução de veículo com equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante.

Logo, aqueles que forem flagrados ou autuados pela PRF nessa situação serão punidos com 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 195,23. Além disso, terão o veículo retido para regularização. É importante ressaltar que, de acordo com a PRF, a responsabilidade recai sobre o proprietário do veículo.

Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Polícia Rodoviária do Piauí.

2 COMENTÁRIOS

  1. ESSE É O PROBLEMA, A LEI NÃO É CLARA, E A RESPOSTA DA PRF PIOR AINDA…GOSTARIA QUE A PRF APONTASSE CLARAMENTE A LEI SE REFERINDO AS “CATRACAS”. ART. 230 É VASTO E NÃO FALA NADA SOBRE, LAMENTÁVEL…

  2. Sem ter conhecimento as autoridades nem tem noção que ABS de um cavalo mecânico difícil responder com o ABS da carreta nem sempre isso corresponde elem disso o e danificado com as frequência de drenagem derretendo fios etc o sistema de ABS do equipamento é caro …e manutenção nunca é realizado no cavalo dificilmente da defeito a muitos anos foi inventado a catraca manual o motorista tem q regular assim que se constata q o freio está longe a catraca as catracas automática tem dois lados ou regula muito ou não regula mais essas carretas que vcs vê aí pegando fogo nas rodas e culpa dessa tal catraca automática eu prefiro a manual enfim no papel,sabem inventar peças fazem leis mas não sabe o perigo de catraca automática…..não conversa com quem trabalha no ramo …pra fazer a coisa correta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados