O Grupo CCR deu início as obras de implantação do novo traçado da Serra das Araras, na Via Dutra (BR-116), no estado do Rio de Janeiro. O conjunto de intervenções soma o investimento de R$ 1,5 bilhão e pretende gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos a fim de trazer mais segurança viária, fluidez e conforto aos clientes que trafegam no trecho.
As obras na Serra das Araras
O trecho da Serra das Araras, projetado na década de 1940, recebe atualmente cerca de 390 mil veículos que circulam pelos dois sentidos mensalmente, dos quais 36% deles veículos de carga. Juntos, eles transportam mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o que dá uma dimensão da importância logística do trecho para o transporte de cargas no País.
De acordo com a concessionária, o investimento de R$ 1,5 bilhão compreende um trecho de oito quilômetros por sentido, totalizando 16 quilômetros de extensão, entre o km 225 e o km 233.
A intervenção prevê:
- Implantação de 24 viadutos;
- Duas rampas de escape na pista de descida;
- Melhoria em 14 pontos de acesso;
- Implantação de uma via marginal na pista sul, sentido São Paulo;
- Execução de 93 contenções;
- Instalação de 8 pontos de ônibus;
- Instalação de 3 passarelas.
As obras devem durar 52 meses e contarão com mais de 30 canteiros simultâneos, o que irá gerar, segundo estimativa, 5 mil empregos diretos e indiretos. A maior parte da mão de obra será absorvida dos municípios de Piraí (RJ) e Paracambi (RJ). A previsão da concessionária é de entregar a nova pista de subida em 2028. Já a pista de descida deverá ser concluída em 2029.
Para implantar a nova estrutura, será necessário o uso de explosivos para detonação de rochas. A intervenção deve durar 29 meses, impactando o tráfego na região, com interdições programadas – em dias e horários específicos – da pista sul, sentido capital paulista. Ao todo, serão 2,5 milhões de metros cúbicos de escavações. Para lidar com uma obra desta magnitude, a CCR vai construir uma Central de Britagem e fará o reaproveitamento dos resíduos gerados na construção.
Futuras mudanças nas vias
As obras executadas pela CCR RioSP irão readequar o atual traçado da pista de subida (sentido São Paulo), transformando-a na nova pista de descida (sentido Rio de Janeiro). Em paralelo, uma nova pista de subida será construída. As novas vias da Serra das Araras contarão com quatro faixas por sentido, além do acostamento e uma faixa de segurança, garantindo mais segurança viária e conforto aos clientes e trazendo mais fluidez ao trânsito.
Atualmente, são duas faixas para descer a Serra das Araras e outras duas faixas para subir. Após a conclusão, serão oito faixas – quatro para cada sentido –, além dos acostamentos, um em cada sentido. Isso permitirá aumentar a velocidade de circulação de 40km/h para 80km/h, tanto na descida como na subida da Serra. Isso permitirá reduzir em 25% o tempo de percurso na pista de subida, sentido São Paulo, e em 50% na pista de descida, sentido capital fluminense.
Áreas de escape no trecho
A segurança dos motoristas e pedestres também foi pensada pelo Grupo CCR. O projeto prevê a construção de duas rampas de escapes na pista de descida, as rampas são prolongamentos da rodovia projetados para reduzir, por meio de resistência ao rolamento (areia, cascalho e pedregulhos) e desaceleração gravitacional, a velocidade de veículos em descidas acentuadas. A região ganhará ainda três novas passarelas e uma via marginal próximo à Vila Cruzeiro.
O trecho será 100% iluminado e monitorado por câmeras. Já sob o aspecto tecnológico, novas câmeras de detecção automática de incidentes e conectividade 4G, para que os clientes da CCR RioSP possam acessar o APP CCR Rodovias e acionar os serviços da concessionária sem consumir do pacote de dados.
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Por Daniel Santana com informações da CCR RioSP