terça-feira, abril 30, 2024

Estradas brasileiras são mais perigosas no domingo

Você já deve ter ouvido que as estradas brasileiras são mais perigosas no domingo. Mas estradeiro, você sabe o porque disso? A resposta é simples, mas complexa. Quando chega o fim de semana, muitos condutores aproveitam os momentos mais tranquilos para viajar e cortar o país pelas estradas em busca de descanso.

Porém, infelizmente, são nesses dias de maior relaxamento, que atos irresponsáveis acabam elevando o índice de acidentes em relação às outras datas da semana.

Vale dizer, que se você corre excessivamente nas vias, é imprudente, e não pensa nos outros usuários das rodovias, você pode estar colaborando com esse índice negativo.

Dados sobre irresponsabilidades nas estradas:

De acordo com informações divulgadas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), coletados via dados aberto da PRF, a Polícia Rodoviária Federal, o domingo foi o dia com maior número de sinistros registrados em 2023, com 11.250 ocorrências, seguidos pelo sábado, com 11.080 registros e a sexta-feira, com 10.364 incidentes.

Dados sobre irresponsabilidades nas estradas:
Divulgação: ONSV

“Os dias mais perigosos são entre sexta e sábado. Sexta é pior, tem mais movimento, todo mundo indo pra casa, indo viajar, né? Agora o retorno, no domingo, também é perigoso. As pessoas correm mais por conta da loucura pra voltar pra casa. Aqui nesses trechos da Castelo, por exemplo, cê tá louco, cê não tá entendendo não, o povo corre bastante.”

A frase acima é do estradeiro Marcelo Morato (QRA: Velho Tigre). Ele destaca os perigos que há em se rodar nos dias de fim de semana, por conta da imprudência dos condutores que acessam as rodovias para viajar.

  • Dados de Acidentes por dia da semana e horário – Top 5:

Acidentes:

Domingo, 18h – 872

Domingo, 19h – 845

Sexta, 18h / Segunda, 7h – 783

Domingo, 17h – 747

Sábado, 18h – 744

 

  • Mortos e Feridos por dia – Top 3:

Mortos:

Domingo – 1.126

Sábado – 1.063

Sexta-Feira – 825

 

Feridos:

Domingo – 10.027 (Leves) e 3.497 (Graves)

Sábado – 9.494 (Leves) e 3.374 (Graves)

Sexta-Feira – 8.943 (Leves) e 2.774 (Graves)

Com a maioria das incidências sendo aos finais de semana, o caminhoneiro Edson Elísio Teixeira afirma cita os motivos dos números aumentarem entre sexta e domingo: “Eu acredito que na sexta-feira por conta das pessoas estarem voltando, querendo pegar a estrada, ir pra sua cidade natal, geralmente você vem pra cá e volta na sexta. E no domingo, acredito que o excesso de movimento do pessoal que tá se divertindo nas chácaras, no interior, aquele movimento de fim de semana. Aí junta tudo isso e acredito que seja o causador.”

  • Causas e Tipos dos Acidentes nos domingos:

Segundo os dados do ONSV, a demora nas reações e/ou a falta delas são as duas principais causas de acidentes aos domingos. Em terceiro lugar, aparece a ingestão de álcool, problema crônico do trânsito brasileiro em todos os dias da semana:

Causas e Tipos dos Acidentes nos domingos:
Divulgação: ONSV

“Esse pessoal que vai passear acaba bebendo um pouquinho, extrapolando um pouquinho, junta com o movimento do pessoal que pega suas motos e vem acelerar na estrada, vindo de manhã e voltando à tarde. Então acredito que seja mais o pessoal que está passeando, porque pro caminhoneiro não muda muito nesse caso, ele está trabalhando, não está se divertindo.” destaca Edson.

Entre os principais tipo de acidente, além da saída de leito carroçável (que consiste na porção da plataforma da via urbana ou rural que compreende a pista e os acostamentos, quando existirem), as colisões aparecem com grande incidência na lista, sendo a traseira com o maior número de registros:

tipos de acidentes
Divulgação: ONSV

O que explica essa explosão de imprudências aos domingos?

Ao questionarmos a Polícia Rodoviária Federal sobre o excesso de imprudência nas rodovias federais aos domingos, e se a fiscalização aos finais de semana é teoricamente “mais branda”, recebemos a seguinte nota:

“As ações de fiscalização são direcionadas de acordo com os dados estatísticos de acidentalidade. A PRF considera o período do ano, os dias de semana e horários do dia, as principais causas e os locais de maior incidência de acidentes graves. Desta maneira é realizado o planejamento das ações de prevenção de acidentes que englobam tanto fiscalização quanto educação para o trânsito. A PRF está presente nas rodovias federais nas 24 horas do dia e em todos os dias da semana, independente de finais de semana e feriados. As ações integradas são uma constante na PRF que se integra com os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e demais instituições afetas à temática da segurança viária.”

O que explica essa explosão de imprudências aos domingos?
Imagem: PNE

O estradeiro Marcelo Morato (QRA: Velho Tigre), destaca uma maior rigidez das autoridades aos domingos, mas também cita o alto número de condutores imprudentes, mesmo sabendo da alta supervisão nas fiscalizações: 

Mas a consciência é de cada um, se você tem que sair cedo pra ir pra sua casa, sai mais cedo, não deixa pra sair tarde, aí acaba tendo que ‘apertar’. Pra gente caminhoneiro também, se temos que fazer uma viagem, podendo sair mais cedo, o certo é sair mais cedo. você não judia da máquina, não judia de você, faz uma viagem mais tranquila, você pode para e dormir uma, duas horinhas, entendeu? Só que ninguém tem consciência disso aí né?”

Atenção nas vias: 24 horas por dia, 7 dias por semana

Ao longo do texto, destacamos a maior incidência de imprudência ocorrerem aos domingos. Mas é importante que ao botar o pé na estrada, os condutores estejam atentos e sejam prudentes não apenas em um dia, mas sim em todos. Respeitar as regras e seus limites 24 horas por dia, 7 dias por semana, é essencial para ir e voltar em segurança de suas viagens. É o que destaca o Bida:

“Os motoristas são muito irresponsáveis, eu vejo que a lei é mais rígida aos fins de semana. A lei exige de você, só que o motorista não obedece. Ser mais prudente nas rodovias vai de cada motorista, vai de cada pessoa. Tem que colocar o juízo no lugar e andar mais devagar, porque andando menos ele vai chegar também. Correndo ou não, vai chegar no destino.”

Veja Também: Transporte de Cargas: Veja o que os caminhoneiros precisam saber

Por Daniel Santana com informações do ONSV e PRF

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