Multa para pedestre e ciclista
Em outubro do ano passado, a resolução do Contran que regulamenta a autuação e multa para pedestres e ciclistas foi publicada no Diário Oficial. A decisão previa que em 6 meses, contados a partir da publicação, pedestres e ciclistas passassem a ser multados.
Porém, recentemente o Contran prorrogou o prazo para março de 2019. Profissionais, entidades e órgãos que defendem a mobilidade ativa e sustentável tinham criticado a resolução, apontando a falta de infraestrutura e proteção para os pedestres, considerados os mais frágeis do trânsito
A multa para o pedestre que ficar no meio da rua ou atravessar fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea será de R$ 44,19, valor equivalente à 50% das multas para infrações “leves” aplicadas a veículos. Já os ciclistas que andarem onde a circulação não é permitida, ou guiarem de “forma agressiva”, infração considerada “média”, receberão multa de R$ 130,16.
Não foi acidente
O Projeto de Lei 5568/2013, mais conhecido como “Não foi acidente”, foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro, após 5 anos de espera. A proposta prevê o aumento da pena para motoristas embriagados responsáveis, principalmente, por causar mortes ao volante. O projeto foi colocado na lista de prioridades para votação e entrará em vigência em abril.
O texto da proposta sugere que o condutor sob efeito de álcool, acusado de homicídio, permaneça preso de 5 a 8 anos. Com a mudança, a condenação não poderá mais ser subtituída por serviços a comunidade.
CNH digital
Desde agosto, a versão de teste da CNH eletrônica já está disponível para ser baixada pelos motoristas. O documento digital será usado a partir de julho deste ano, uma vez que todos os Detrans tem até essa data para estarem aptos a emitir a CNH digital, que ficará armazenada no celular do motorista e terá o mesmo valor jurídico do impresso.
Cada estado ou distrito fica responsável por estabelecer o curso da nova habilitação. Em Goiás, o primeiro estado a adotar a tecnologia, a CNH digital custará R$ 10. Confira a lista de estados que já possuem o documento digital.
CNH em cartão
Outra mudança prevista para a CNH é em seu formato, que mudará para cartão até janeiro de 2019. A CNH em formato de cartão “inteligente” lembra um cartão de débito/crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista.
Os motoristas também poderão usar o documento para pagamento de pedágio, de transporte público e para controle de acesso (prédios públicos, universidades, estacionamentos etc.). Por outro lado, a fiscalização dos órgãos competentes poderá ser mais rápida. Até 1º de janeiro de 2019 os órgãos e as entidades executivas de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão adequar seus procedimentos para adoção do novo modelo da CNH.
Documento do carro digital
O Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) em papel está com os dias contados. Em dezembro de 2017, foi anunciada uma versão digital da CRLV para ser usada em smartphones, que ainda está em desenvolvimento, mas deve ser apresentada ainda no 1º semestre do ano. A CRLVe deve ser implementada pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e Distrito Federal até 31 de dezembro de 2018.
Cinto de segurança de 3 pontos
Até 2017, a lei só exigia esse tipo de cinto nos bancos da frente e nos da ponta no banco de trás. Ainda há carros que são lançados com cinto abdominal na posição central do assento traseiro. A partir deste ano, o cinto de segurança central traseiro deverá ter 3 pontos, além de possuir apoio de cabeça para este assento. A partir de 2018, modelos inéditos terão de oferecer apenas cintos de 3 pontos. Mas somente em 2020 essas regras valerão para todos os veículos zero km, incluindo os caminhões.
Inspeção veicular
Também em dezembro, o Contran publicou as regras do Programa de Inspeção Técnica Veicular, que seria obrigatório no país inteiro até 31 de dezembro de 2019. Porém, em 06/04 o Contran suspendeu por tempo indeterminado a Resolução 716 que estabelecia as novas regras.
Além da publicação do Contran, o Projeto de Lei 4860/16, refente ao Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas, também inclui para os caminhões com dez anos de fabricação ou mais a inspeção anual; a cada dois anos para aqueles com menos de dez anos de fabricação; e não será necessária para aqueles com até três anos de fabricação. O Marco Regulatório foi aprovado pela Câmara e agora segue para avaliação do Senado.
Pagamento de multas no crédito
Motoristas infratores podem pagar e parcelar multas de trânsito com cartão de crédito e débito desde outubro do ano passado, de acordo com o Ministério das Cidades. O mesmo vale para outros débitos relativos aos veículos. Porém, os órgãos de trânsito ainda passam pela fase de adaptação para habilitar as operadoras a oferecer o serviço. Antes, a medida só era válida para pessoas com veículos registrados no exterior. A avaliação do ministério é de que a nova forma de pagamento reduza a inadimplência, pois o parcelamento no crédito gera compromisso entre o condutor e a administradora do cartão.
Amarração de cargas
Sim, a Resolução 552 do Contran, que traz novas normas sobre amarração de cargas, começou a valer no ano passado para veículos fabricados a partir de 2017. Porém, os veículos que já estavam em circulação estão sujeitos ao cumprimento da norma a partir de 1.º de janeiro de 2018, tendo um ano a mais para a adaptação. Você sabe quais são as novas normas? Confira a matéria do repórter Jaime Alves sobre o assunto.
Carretas Basculantes
Essas normas, que são descritas na Resolução 563 do Contran, entraram em vigor em janeiro de 2017 e definem como obrigatório o uso de ao menos 2 dispositivos de segurança na carreta, com foco na tomada-de-força. Saiba mais sobre os dispositivos de segurança clicando aqui.
Porém, em maio a resolução foi suspensa por um ano pelo Contran para que empresas e motoristas autônomos tenham mais tempo para se adequar às regras.
Exame toxicológico
Segundo o Ministério das Cidades, as alterações na norma vieram com o objetivo de aprimorar os procedimentos, definir todas as etapas e garantir maior segurança dos resultados do exame. Entre as mudanças, estão o aumento do prazo de validade do exame, que passou de 60 dias para 90 dias, além de garantia de sigilo para todos os procedimentos do exame.
Clique aqui e confira outras mudanças no exame toxicológico.
E você, o que acha das novas mudanças nas leis de trânsito?
Por Pietra Alcântara
venho acompanhando e analisando os meios de comunicação em relação a leis ( jeito de tira dinheiro do motorista ) vcs em relata isso tem medo da policia ver um policial falando que e lei tem que ser complida por isso se camufla para murta e tem investimento caros pq sabem que tem retorno rapido para aquela cambada de ladrão de brasilia ele nao sofre com as leis so nos motorista e pai de familia vcs não falam sobri estas coisas
Essas medidas não visam a segurança nem o bem estar da população! Visa apenas arrecadar mais e mais! Até quando a população desse País aguentará?
Somos escravos do nosso sistema publico so toma o nosso dinheiro e dps eles robão . Essas multas vai tudo pro bolso de politicos e nada pra população. Nossos Deputados tudo lixo so querem mais dinheiro. Mas rlx as eleiçoes estao ae
Eu gostaria de saber o quê o governo faz em ´´Plól dos Caminhoneiros“ Governantes só sabe dificultá a vida de quem trabalha honestamente e cobrá impostos.Os Caminhoneiros são os soldados do progresso, se êles pararem a nação empérra e fica tudo paralisado!!!!!!!
♛RF Rede Federal do Brasil http://www.redefederal.com.br/quem-somos Jornalista Reizinho F. SP http://www.jornalsaopaulo.com.br
Cadê as novas placas dos veículos no formato Mercosul, sempre falam que vai começar no início do ano e nada.