sexta-feira, março 29, 2024

CNT alerta sobre os riscos de excesso de carga nas estradas

Nesta terça-feira (23), a CNT (Confederação Nacional de Transportes) publicou um documento sobre as vantagens de não transportar sobrecargas nas estradas,  além de orientar e explicar os riscos para os caminhoneiros  e danos causados  nas estradas. 

Atualmente, o transporte de cargas via terrestre desempenha um papel importante para a economia do Brasil, movimentando os setores do agropecuária, indústria e comércio. O modal é responsável por 60% da movimentação de cargas no país, segundo a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres).

Veja também:  O que muda na hora de passar na balança agora com a nova lei?

Confira abaixo alguns tópicos sobre os gastos e riscos ao se transportar com excesso de peso:

Infrações e multas

Quando o caminhoneiro decide fazer o transporte da carga em excesso, estará cometendo uma infração prevista na lei n° 9.503/97 nos artigos 99 e 100 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), além de pagar uma multa de nível médio no valor de R$ 130,16 ainda terá quatro pontos na carteira, caso o PBT (Peso Bruto Total), PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e peso por eixo forem excedidos.

Confira na tabela abaixo quais são as diferenças de medição para cada tipo de infração.

Imagem do documento da CNT
Imagem da CNT

A resolução n° 258/2007 do CONTRAN prevê acréscimos à multa conforme a quantidade de peso excedido pela lei.  Observe os valores abaixo sobre a lei e excesso percentual de peso excedente:

Tabela elaborada pela CNT sobre as multas ao levar excesso de carga nas estradas
Tabela elaborada pela CNT

 

 

 

 

 

Gasto com combustível

Preço do diesel
Preço do diesel

Para o motorista alcançar a mesma velocidade habitual com a sobrecarga,  o motor será  forçado e portanto irá consumir mais combustível ,  aumentando os gastos na viagem e agravando ainda mais a situação  econômica dos estradeiros.

Sabe-se que, na média, se um veículo com carga dentro do limite percorrer distâncias de até a 6 mil km/mês nas rodovias, calcula-se que 37% do custo total mensal vem do consumo de combustível, segundo a CNT . Agora imagine multiplicar esse valor por conta do sobrepeso. É mais custo para o caminhoneiro.

Impactos ambientais e na saúde humana

Com o maior uso do combustível devido a sobrecarga, aumenta também o efeito estufa e os gases poluentes na atmosfera, causando o aquecimento global,  afetando a saúde humana, provocando problemas respiratórios e cardíacos, além de chuva ácida, que causa impacto ambiental nos solos, águas, plantas e lavouras. Este último, poderá gerar prejuízos econômicos no setor primário. 

Aumento nos custos operacionais 

economizar_combustivel

Atualmente a vida dos estradeiros não está sendo fácil, uma vez que estão enfrentando dificuldades no segmento com os fretes e variação de preço no valor do diesel. Ao optarem por levar excesso de carga nas estradas, estarão sujeitos à danos e prejuízos com o caminhão.

As peças do veículo ficam desgastadas rapidamente, diminuindo a duração estabelecida para o funcionamento regular, além de diminuir o tempo de utilidade do caminhão previsto pelo fabricante. 

Os freios acabam se esforçando mais para conseguirem parar o veículo sobrecarregado, principalmente quando se está em alta velocidade nas vias, aumentando o risco de acidentes,  além de desgastar as pastilhas, tambor e lona.

Diminuição na segurança 

Os motoristas que se  arriscarem a levar excesso de carga também estarão colocando em risco suas próprias vidas e a dos demais usuários da via. Todo caminhão é feito para receber um determinado limite de peso dentro das especificações do fabricante. Ao infringir o limite estabelecido, o caminhão passa ser menos seguro, abrindo margem para acidentes de nível médio a grave. Principalmente nas situações de frenagem e mudanças bruscas de direção além de perder a  “força” na subida do caminhão prejudicando o tráfego local.

Imagem elaborada pela CNT sobre os dados de acidentes causados por excesso de carga
Imagem elaborada pela CNT

Para ver o documento completo da CNT, clique aqui

Confira também: Lei da Balança – como funciona o peso por eixo? Tire suas dúvidas

Por Isabella Gonçalves com informações da CNT

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