A partir desta quarta-feira, 1º de dezembro, condutores que tenham CNH com vencimento entre julho e dezembro de 2023 e que não estejam em dia com o exame toxicológico já podem levar multas pela não realização do exame.
Para quem tem carteira de habilitação vencendo a partir de 12 de outubro de 2023, muita atenção: Desta data em diante, motoristas que não realizaram o toxicológico já podem levar multas no ato da renovação da CNH. É a chamada multa automática ou multa de balcão. Entenda melhor como é aplicada a multa automática clicando aqui.
Recentemente, houve boatos de que a multa automática teria início em 12 de novembro. Contudo, o Ministério da Infraestrutura desmentiu em nota a informação. Saiba mais clicando aqui.
Por conta do período de transição, condutores que tenham CNH vencendo até 12 de outubro de 2023 e ainda não fizeram o exame não irão sofrer multa automática. No entanto, motoristas que tenham CNH com validade antes desta data, mas que estejam dirigindo veículos pesados também podem receber a multa.
Quem precisa fazer o exame toxicológico?
O exame toxicológico é obrigatório para motoristas que possuem CNH C, D ou E. Motoristas de caminhões, ônibus e vans de até 69 anos, que tenham EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH, precisam realizar o exame a cada dois anos e meio e ao renovar a carteira de habilitação.
Para quem tem 70 anos ou mais, o exame só precisa ser feito no ato da renovação da carteira. Mesmo caso para condutores que sejam habilitados nessas categorias, mas que não tenham EAR e não dirijam veículos que precisem de CNH C, D ou E.
Se o condutor roda em veículos que exijam essas categorias, mesmo que não seja a trabalho, o exame também precisa ser feito a cada dois anos e meio.
Motoristas com CNH A ou B que exercem atividade remunerada não precisam fazer o exame.
Calendário
Você que ainda não realizou o exame toxicológico dentro do prazo estabelecido, fique atento! Desde 1º de julho, motoristas de CNH com validade entre março de 2021 e junho de 2023 já estão sendo multados pela não realização do toxicológico.
Veja no calendário abaixo os próximos prazos para estar em dia com o exame de acordo com o mês de vencimento da carteira de habilitação.
Motoristas que forem parados pela fiscalização e que não realizaram o exame no prazo estabelecido serão penalizados com 7 pontos na CNH e multa de R$ 1.467,35. Além disso, terão a CNH suspensa por 3 meses e só poderão voltar a dirigir após realizar o exame. Condutores que não estão com o exame em dia e não passarem por fiscalização, sofrerão a mesma multa no momento da renovação da CNH.
O exame pode ser feito em qualquer laboratório credenciado pelo Denatran, em qualquer região do Brasil. Não há a necessidade de fazer o exame no estado da CNH.
Tem mais dúvidas? Clique aqui e veja a resposta aos principais questionamentos do pessoal do trecho. Mas
Por Wellington Nascimento
Esse exame tem de ser obrigatório a pessoas que tenha tendência às. Drogas e o Estado fazer coletas nas rodovias aí sim funciona pra esses babacas drogueiros.
Se não existisse clínicas vendendo resultados, talvez nos livrássemos desses maloqueiros que se diz Motorista, e nossa classe voltasse a ser valorizada.