Como será o túnel que ligará Santos ao Guarujá?

No início do mês, o Governo de São Paulo e o Governo Federal anunciaram o lançamento do projeto do túnel imerso Santos-Guarujá, que será executado por meio de parceria público-privada (PPP). As obras contarão com um investimento de aproximadamente R$ 5,9 bilhões.

Em junho de 2023, o Pé Na Estrada registrou que a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados ajustava pontos com governo federal e o governo de São Paulo em busca de soluções para o andamento do projeto. Clique aqui e confira o que foi previsto no período.

O túnel Santos-Guarujá

O projeto foi desenvolvido pelo Governo de São Paulo e prevê a ligação seca entre Santos e Guarujá, com extensão total de 1,5 km, através de um túnel imerso de 870 metros, por baixo do canal portuário. O trecho irá conectar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá.

O empreendimento também prevê uma ciclovia, passagem para pedestres e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-modulado. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuação até o local onde o leito do canal será preparado. Assim, os módulos serão imersos, encaixados e fixados para concluir a estrutura.

Arte Túnel Santos-Guarujá
Reprodução: Campanha Vou de Túnel

Segundo o governo do Estado, o projeto terá impacto positivo no sistema viário dos municípios, principalmente na alta temporada, com o período de férias se encerrando no Carnaval, devido à redução no tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, assim diminuindo o fluxo na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberando o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.

Estima-se que diariamente, o túnel irá beneficiar cerca de 28 mil usuários do sistema de catraias e balsas com expectativa de redução de 70% da demanda da balsa da Ponta da Praia. O empreendimento também poderá garantir acesso mais rápido de caminhões aos dois terminais portuários, assim reduzindo a emissão veicular de dióxido de carbono.

Investimentos

Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e também integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto prevê aporte público de R$ 5,1 bilhões em investimento dividido igualmente entre o Governo de São Paulo e a União, além da participação da iniciativa privada.

Além disso, o Governo de São Paulo também já iniciou o processo para emissão de nova licença prévia antes da realização do leilão, que está previsto para o segundo semestre deste ano. A consulta pública deve ser lançada em março.

Como dirigir com segurança nos túneis?

Como dirigir com segurança em túneis?
Imagem: PNE

Pensar na segurança ao trafegar em rodovias, estradas e avenidas, sempre deve ser uma das prioridades dos condutores ao cortar as vias do país. Dessa vez, iremos falar sobre como dirigir com segurança em rodovias que contam com túneis.

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Veja Também: Contorno Viário de Florianópolis tem previsão para julho de 2024

Por Daniel Santana com informações do Governo do Estado de São Paulo, da Agência Brasil e da Artesp

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