quinta-feira, novembro 21, 2024

Concessão dos lotes 3 e 6 avançam e análise é enviada ao TCU pela ANTT

RodoviasConcessão dos lotes 3 e 6 avançam e análise é enviada ao...

As concessões dos lotes 3 e 6 do Paraná avançam com os estudos e documentos atualizados no Tribunal de Contas da União (TCU). Essas concessões envolvem diversas rodovias estaduais e federais, ligando Curitiba, o Porto de Paranaguá e os Campos Gerais Norte e Oeste do estado.

A documentação foi encaminhada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) nas últimas semanas. O investimento para essas concessões soma cerca de R$ 35,1 bilhões e visam facilitar o acesso para essa região, com previsão de quase de 600 quilômetros de duplicação e a implantação de diversos contornos.

 

Investimentos para o Lote 3

No lote 3, são cerca de 569,870 km de extensão, incluindo as rodovias: BR-369/PR, BR-373/PR, BR-376/PR, PR-090/PR, PR170/PR, PR-323/PR e PR-445/PR. Os investimentos são cerca de R$15,9 bilhões para 30 anos de concessão.

Dentre as melhorias, estão:

  • 116,8 km de duplicação
  • 24,6 km de faixas adicionais
  • 71,7 km de implantação de contornos
  • 14,3 km de vias marginais
  • 24,3 km de ciclovias
  • 14,9 km de iluminação em trecho de serra
  • 8 passagens de fauna
  • 127 regularizações de acessos
  • 350 pontos de ônibus
  • 34 correções de traçado
  • 37 passarelas
  • 2 áreas de escape

Empregos: Estimativa de 117.358 (diretos, indiretos e efeito-renda)

Concessão dos lotes 3 e 6 avançam e análise é enviada ao TCU pela ANTT
Imagem: ANTT

Investimentos para o lote 6

Já para o lote 6 com cerca de 662,120 km de extensão, as rodovias serão as BR-163/PR, BR-277/PR, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. Os investimentos são cerca de R$19,2 bilhões para 30 anos de concessão.

Dentre as melhorias, estão:

  • 445,4 km de duplicação
  • 31,4 km de faixas adicionais
  • 13,7 km de implantação de contornos
  • 112,5 km de vias marginais
  • 37,1 km de ciclovias
  • 14 passagens de fauna
  • 134 pontos de ônibus
  • 45 correções de traçado
  • 41 passarelas
  • 1 área de escape

Empregos: Estimativa de 123.299 (diretos, indiretos e efeito-renda)

 

Objetivo das concessões:

Os dois trechos englobam mais de 1,2 mil km de rodovias. Ambos os lotes contemplam a criação de ciclovias, passagens de fauna e flora, bem como diversas correções de traçados e pontos de ônibus. Essas melhorias visam aprimorar tanto a trafegabilidade quanto a segurança, além de contribuir para o compromisso ambiental do projeto.

Atualmente, as rodovias não têm uma concessionária responsável na área, uma vez que as concessões foram encerradas pelo estado em novembro de 2021. O objetivo com as novas concessões é revitalizar a manutenção e conservação dos trechos a serem leiloados.

“O estado paranaense ganhará bastante em investimentos a partir do momento em que as vias forem concedidas. Isso impulsionará a infraestrutura e, consequentemente, o desenvolvimento econômico da região”, ressaltou Cynthia Ruas, superintendente substituta de concessão da Infraestrutura da ANTT.

A expectativa inicial do Governo Federal é lançar os editais de concessão neste ano, e os dois projetos têm o potencial de garantir 240.657 empregos diretos, indiretos e efeito-renda para a região. A ANTT destaca ainda que a publicação dos editais ocorre a partir da análise da Corte de Contas.

 

Lote 1 e 2 já foram leiloados

Por falar em concessão, os lotes 1 e 2 das rodovias do Paraná foram leiloados ano passado e já estão sendo administrados. Relembrando sobre o vencedor do primeiro lote, o Grupo Pátria administra o trecho de 473,1 quilômetros de rodovias federais e estaduais que conecta o porto de Paranaguá à Região Metropolitana de Curitiba e à Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai.

Já o ganhador do lote 2, foi o Grupo EPR, que administra o trecho de quase 605 km. Conectando importantes pontos da região, como o Porto de Paranaguá e a Região Metropolitana de Curitiba, bem como o acesso aos municípios paulistas de Ourinhos e Itararé.

 

Fiscalização das rodovias

O propósito dessas concessões, tanto desses lotes que já foram leiloados, como os 3 e 6 dos editais que serão lançados, é trazer mais segurança e tecnologias para as rodovias, como também melhorias nas particularidades de cada uma.

Veja na reportagem de Jaime Alves sobre o manual de fiscalização de rodovias da ANTT, rodovias também concessionadas, como serão essas do lote 3 e 6.

 

Veja também: DNIT aplica melhorias na BR-373, no Paraná

Por Thaís Corrêa com informações da ANTT

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados