As concessões dos lotes 3 e 6 do Paraná avançam com os estudos e documentos atualizados no Tribunal de Contas da União (TCU). Essas concessões envolvem diversas rodovias estaduais e federais, ligando Curitiba, o Porto de Paranaguá e os Campos Gerais Norte e Oeste do estado.
A documentação foi encaminhada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) nas últimas semanas. O investimento para essas concessões soma cerca de R$ 35,1 bilhões e visam facilitar o acesso para essa região, com previsão de quase de 600 quilômetros de duplicação e a implantação de diversos contornos.
Investimentos para o Lote 3
No lote 3, são cerca de 569,870 km de extensão, incluindo as rodovias: BR-369/PR, BR-373/PR, BR-376/PR, PR-090/PR, PR170/PR, PR-323/PR e PR-445/PR. Os investimentos são cerca de R$15,9 bilhões para 30 anos de concessão.
Dentre as melhorias, estão:
- 116,8 km de duplicação
- 24,6 km de faixas adicionais
- 71,7 km de implantação de contornos
- 14,3 km de vias marginais
- 24,3 km de ciclovias
- 14,9 km de iluminação em trecho de serra
- 8 passagens de fauna
- 127 regularizações de acessos
- 350 pontos de ônibus
- 34 correções de traçado
- 37 passarelas
- 2 áreas de escape
Empregos: Estimativa de 117.358 (diretos, indiretos e efeito-renda)
Investimentos para o lote 6
Já para o lote 6 com cerca de 662,120 km de extensão, as rodovias serão as BR-163/PR, BR-277/PR, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. Os investimentos são cerca de R$19,2 bilhões para 30 anos de concessão.
Dentre as melhorias, estão:
- 445,4 km de duplicação
- 31,4 km de faixas adicionais
- 13,7 km de implantação de contornos
- 112,5 km de vias marginais
- 37,1 km de ciclovias
- 14 passagens de fauna
- 134 pontos de ônibus
- 45 correções de traçado
- 41 passarelas
- 1 área de escape
Empregos: Estimativa de 123.299 (diretos, indiretos e efeito-renda)
Objetivo das concessões:
Os dois trechos englobam mais de 1,2 mil km de rodovias. Ambos os lotes contemplam a criação de ciclovias, passagens de fauna e flora, bem como diversas correções de traçados e pontos de ônibus. Essas melhorias visam aprimorar tanto a trafegabilidade quanto a segurança, além de contribuir para o compromisso ambiental do projeto.
Atualmente, as rodovias não têm uma concessionária responsável na área, uma vez que as concessões foram encerradas pelo estado em novembro de 2021. O objetivo com as novas concessões é revitalizar a manutenção e conservação dos trechos a serem leiloados.
“O estado paranaense ganhará bastante em investimentos a partir do momento em que as vias forem concedidas. Isso impulsionará a infraestrutura e, consequentemente, o desenvolvimento econômico da região”, ressaltou Cynthia Ruas, superintendente substituta de concessão da Infraestrutura da ANTT.
A expectativa inicial do Governo Federal é lançar os editais de concessão neste ano, e os dois projetos têm o potencial de garantir 240.657 empregos diretos, indiretos e efeito-renda para a região. A ANTT destaca ainda que a publicação dos editais ocorre a partir da análise da Corte de Contas.
Lote 1 e 2 já foram leiloados
Por falar em concessão, os lotes 1 e 2 das rodovias do Paraná foram leiloados ano passado e já estão sendo administrados. Relembrando sobre o vencedor do primeiro lote, o Grupo Pátria administra o trecho de 473,1 quilômetros de rodovias federais e estaduais que conecta o porto de Paranaguá à Região Metropolitana de Curitiba e à Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai.
Já o ganhador do lote 2, foi o Grupo EPR, que administra o trecho de quase 605 km. Conectando importantes pontos da região, como o Porto de Paranaguá e a Região Metropolitana de Curitiba, bem como o acesso aos municípios paulistas de Ourinhos e Itararé.
Fiscalização das rodovias
O propósito dessas concessões, tanto desses lotes que já foram leiloados, como os 3 e 6 dos editais que serão lançados, é trazer mais segurança e tecnologias para as rodovias, como também melhorias nas particularidades de cada uma.
Veja na reportagem de Jaime Alves sobre o manual de fiscalização de rodovias da ANTT, rodovias também concessionadas, como serão essas do lote 3 e 6.
Veja também: DNIT aplica melhorias na BR-373, no Paraná
Por Thaís Corrêa com informações da ANTT
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.