Esta semana, a Arteris Litoral Sul anunciou a construção de uma Área de Descanso para Caminhoneiros (ADC) na BR-101, em Palhoça, SC. Este é o primeiro espaço reservado para os estradeiros no estado. De acordo com a concessionária, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a obra.
Detalhes sobre a Área de Descanso para Caminhoneiros
A localização será no km 220 da BR-101, na antiga praça de pedágio desativada no local e na rota entre as capitais Curitiba e Florianópolis. A ADS terá 39 mil metros quadrados e duas edificações, uma no lado sul da pista e outra do lado norte que serão ligadas por uma passarela sobre a rodovia. O prédio do lado sul terá dois pavimentos com copa, sala de descanso, sanitários, instalações com chuveiro e vestiários.
Ainda nessa parte, haverá um espaço para instalação de mini-mercados automatizados, lavanderia automatizada, farmácia e comércio de itens essenciais para os caminhoneiro. Já do lado norte a edificação terá instalações sanitárias com banheiros femininos e masculinos e com acessibilidade.
De acordo com a concessionária, no interior dos edifícios haverá acústica e iluminação adequadas para reduzir o ruído e visibilidade da rodovia, visando maior conforto aos condutores. O estacionamento terá 59 vagas alocadas nos dois sentidos da pista, sendo 33 para carretas com comprimento de até 30 metros, e 26 para caminhões com até 12 metros. Com a obra, a Arteris pretende investir mais de R$ 15 milhões e prevê um prazo de duração 12 meses para a conclusão da ADC.
Assista ao vídeo do projeto abaixo.
Importância das Áreas de Descanso concessionadas
A ANTT chegou a anunciar no final do ano o credenciamento de 20 Pontos de Apoio e Descanso (PPD), que são postos certificados para receber os caminhoneiros. Embora a Agência trate com a mesma denominação os serviços cadastrados e os previstos pelos contratos de concessão, nós do Pé Na Estrada usamos o termo Área de Descanso para Caminhoneiros para as licitadas, e PPDs para as certificadas, a fim de não gerar confusão.
Entendemos também a importância de áreas construídas especificamente com essas finalidades, a ADC, uma vez que muitos caminhoneiros se queixam da qualidade e dos critérios para uso dos PPDs. Por isso, temos acompanhado as obras e os serviços de algumas delas, como a primeira de Goiás, a de Bocaína e a que será inaugurada ainda esse ano em Itatiba. Acompanhe os nossos canais para saber sempre dessas novidades.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Arteris Litoral Norte.