Concessionária anuncia construção de primeira Área de Descanso para Caminhoneiros em Santa Catarina

Esta semana, a Arteris Litoral Sul anunciou a construção de uma Área de Descanso para Caminhoneiros (ADC) na BR-101, em Palhoça, SC. Este é o primeiro espaço reservado para os estradeiros no estado. De acordo com a concessionária, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a obra.  

Detalhes sobre a Área de Descanso para Caminhoneiros

A localização será no km 220 da BR-101, na antiga praça de pedágio desativada no local e na rota entre as capitais Curitiba e Florianópolis. A ADS terá 39 mil metros quadrados e duas edificações, uma no lado sul da pista e outra do lado norte que serão ligadas por uma passarela sobre a rodovia. O prédio do lado sul terá dois pavimentos com copa, sala de descanso, sanitários, instalações com chuveiro e vestiários.

Ainda nessa parte, haverá um espaço para instalação de mini-mercados automatizados, lavanderia automatizada, farmácia e comércio de itens essenciais para os caminhoneiro. Já do lado norte a edificação terá instalações sanitárias com banheiros femininos e masculinos e com acessibilidade.

De acordo com a concessionária, no interior dos edifícios haverá acústica e iluminação adequadas para reduzir o ruído e visibilidade da rodovia, visando maior conforto aos condutores. O estacionamento terá 59 vagas alocadas nos dois sentidos da pista, sendo 33 para carretas com comprimento de até 30 metros, e 26 para caminhões com até 12 metros. Com a obra, a Arteris pretende investir mais de R$ 15 milhões e prevê um prazo de duração 12 meses para a conclusão da ADC. 

Assista ao vídeo do projeto abaixo.

Importância das Áreas de Descanso concessionadas

A ANTT chegou a anunciar no final do ano o credenciamento de 20 Pontos de Apoio e Descanso (PPD), que são postos certificados para receber os caminhoneiros. Embora a Agência trate com a mesma denominação os serviços cadastrados e os previstos pelos contratos de concessão, nós do Pé Na Estrada usamos o termo Área de Descanso para Caminhoneiros para as licitadas, e PPDs para as certificadas, a fim de não gerar confusão.

Entendemos também a importância de áreas construídas especificamente com essas finalidades, a ADC, uma vez que muitos caminhoneiros se queixam da qualidade e dos critérios para uso dos PPDs. Por isso, temos acompanhado as obras e os serviços de algumas delas, como a primeira de Goiás, a de Bocaína e a que será inaugurada ainda esse ano em Itatiba. Acompanhe os nossos canais para saber sempre dessas novidades. 

Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Arteris Litoral Norte. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados