Congresso SAE Brasil 2025: de bancos recicláveis a tanques de cana-de-açúcar

CuriosidadesCongresso SAE Brasil 2025: de bancos recicláveis a tanques de cana-de-açúcar

A Mercedes-Benz apresentou, no Congresso SAE Brasil 2025, uma versão sustentável do caminhão pesado Axor. O veículo, baseado nos modelos 2038 4×2 e 2545 6×2, está equipado com um motor capaz de operar exclusivamente com biodiesel, sem mistura de diesel derivado de petróleo.

Entre os itens sustentáveis, destacam-se os estofados dos bancos e o tanque de Arla 32, produzido com plástico verde derivado da cana-de-açúcar. O diferencial desse material está no fato de ser um tipo de polietileno de alta densidade (HDPE) que, ao contrário do plástico convencional, absorve gás carbônico (CO₂) da atmosfera durante sua produção.

<yoastmark class=

Cada tonelada do composto representa uma redução líquida nas emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, o novo material mantém as mesmas propriedades químicas, físicas e de desempenho do HDPE tradicional, podendo ser aplicado nas mesmas ferramentas e moldes industriais sem necessidade de ajustes ou novos testes.

Mercedes Axor com motor B100 e itens recicláveis não está a venda

O conceito do Axor com materiais recicláveis ainda não está disponível comercialmente, mas sinaliza o caminho da Mercedes-Benz rumo à descarbonização de seus produtos.

Outra iniciativa de destaque no evento foi a Toyota Hilux movida a biometano, uma releitura do protótipo exibido na Agrishow 2025.

“A trajetória da Toyota é marcada pelo pioneirismo no desenvolvimento de novas tecnologias. Fomos os primeiros nos híbridos e híbridos flex, e agora reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável com o protótipo da Hilux a biometano”, afirma Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

Cilindros ficam locados na caçamba. Como ocorria com as adaptações para GNV nos Chevrolet Blazer e S10

Hilux usa cilindros na caçamba. No futuro, vão para outro lugar

A picape utiliza o mesmo motor 2.8 turbo diesel da Hilux, porém adaptado para funcionar com gás. As principais alterações incluem novo cabeçote e pistões, adição de bobinas e velas, e um corpo de borboleta para a mistura de ar e biometano.

Os testes indicaram redução de até 80% nas emissões de carbono em relação à versão a diesel. Inicialmente, os cilindros de gás ficam na caçamba, mas o layout final deve ser otimizado para preservar a capacidade de carga.

Sustentabilidade nas fábricas e nas estradas

Além da Mercedes-Benz e da Toyota, outras montadoras também mostraram avanços em sustentabilidade. A Scania, por exemplo, apresentou na Fenatran 2024 um projeto de para-choques fabricados com garrafas PET recicladas. A estimativa é que, considerando uma produção anual de 30 mil veículos, cerca de 1,5 milhão de garrafas PET deixem de ir para o lixo.

Já a Volvo, por exemplo, firmou parceria com uma transportadora de Juiz de Fora (MG) para utilizar biodiesel B100 produzido a partir de óleo de cozinha reciclado.

O modelo de economia circular, que reaproveita integralmente a matéria-prima, reduz as emissões de CO₂ e ajuda a minimizar os impactos ambientais.

O projeto inclui dez caminhões Volvo FH B100 Flex em operação e resultará na instalação de uma usina de biodiesel e de um posto de abastecimento dentro do terreno da transportadora, que ocupa uma área de 75 mil m². A capacidade inicial de produção será de 30 mil litros de biocombustível por mês.

Volvo FH B100 Flex em operação em Minas Gerais
Volvo FH B100 Flex em operação em Minas Gerais
Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados