Nesta terça-feira, 15 de outubro, chega oficialmente ao Brasil a RIO, a divisão digital da Volkswagen Caminhões de Ônibus e do Grupo Traton. Em seu discurso de abertura, Roberto Cortes, CEO da montadora, afirmou que o futuro do transporte passará por três etapas, veículos Conectados, Sustentáveis e Autônomos, provavelmente nessa ordem.
A expectativa do Grupo Traton é que até 2030, 1/3 dos caminhões terão energia alternativa, sendo a elétrica a principal. Mas, como se vê, isso é futuro, assim como os caminhões autônomos, em testes em vários locais do mundo, mas ainda teste. Já a conectividade já chegou. A própria Traton pretende investir 1 bilhão de Euros até 2025 na conectividade, e a RIO é o canal para isso.
RIO Brasil
RIO foi apresentada para o mundo na IAA de 2016, desde então, já conectou 120.000 veículos e 8.800 empresas em 30 países europeus. Agora a empresa chega ao Brasil com a proposta de juntar todos os serviços digitais do transportador em uma única ferramenta.
A primeira etapa do serviço é a instalação da RIO Box, um módulo que vai identificar e guardar as informações do veículo. Com base nas informações levantadas, o cliente pode ter vários tipos de relatórios, de acordo com seu tamanho, necessidade e disponibilidade de recursos.
Além das informações sobre dirigibilidade e uso do veículo, a ferramenta ainda funciona em paralelo com outros parceiros, para fornecer funções como rastreamento, seguros, controle de jornada, manutenção e muito mais. Já são parceiros confirmados a Omnilink, Autotrac, Vivo, allpago, Avalara e Traffilog.
Um dos diferenciais da plataforma é que o cliente não precisa fechar contratos longos com cada produto, pode usar todos, ou nenhum, usar um hoje e outro amanhã, ou seja, paga apenas pelo que usar e nos dias que usar. Segundo Joelcio Silveira, responsável pela RIO Brasil, isso é uma grande vantagem para o pequeno, que pode aproveitar os benefícios da ferramenta sem grandes gastos.
Aliás, o pacote básico, chamado Essential, é gratuito para qualquer um que tiver o veículo conectado; seja autônomo, seja uma grande frota. Esse pacote pode, inclusive, ser acompanhado na palma da mão, pelo aplicativo Pocket fleet, que dá informações sobre rotas, dirigibilidade e etc.
Quanto e quando
Os caminhões expostos na Fenatran já estão conectados e quem quiser já pode conectar seus veículos, mas o módulo começa a sair em linha de produção a partir de 1º de janeiro de 2020. O módulo para veículos Volkswagen novos custa R$ 1.700,00. O valor varia para instalação em veículos que não são Euro 5. Outro diferencial é que a ferramenta é aberta para qualquer montadora, fazendo com que o transportador possa ter a frota toda em uma única plataforma. O valor também varia.
Volks Care
Alimentado pelas informações do RIO, o Volks Care oferece uma “leitura” dos dados. Ele usa esses dados para dar consultoria ao cliente em gestão de frota e treinamento de gestores e motoristas.
A Drogaria São Paulo foi um cliente teste do produto. Ao usá-lo por 19 dias, a rede de farmácias já conseguiu identificar algumas informações, por exemplo:
Com relatório unificado e também separado por veículo, a Drogaria descobriu que seu veículo mais produtivo rodou 1.845km, com ociosidade de 7% e média de 6,9km/l. Já o menos produtivo rodou 1.769km, com 11% de ociosidade e média de 5,11.
Outros dados conseguidos pela empresa:
– 13 horas em velocidade acima de 80km/h, sendo que um dos veículos chegou a 119km/h.
– 14,3% das curvas, aceleração e freadas foram de alta intensidade
– foram 2.355 exposições ao risco
– 124 infrações por dia na frota
– 35 horas de ociosidade
O Volks Care também já está disponível no mercado.
A Volkswagen apresentou ainda diversas novidades em produtos que você pode ver clicando aqui. Veja ainda as novidades de outras montadoras aqui.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
[…] montadora também apresenta Rio, uma plataforma digital que já existe em outros países e está chegando no Brasil. Ela permite que o cliente faça […]
[…] Lançamentos 15 de outubro de 2019 A Fenatran, que acontece a cada 2 anos, é um prato… Leia mais @media ( -webkit-max-device-pixel-ratio: 2 ) { .td-thumb-css.td_uid_10_5da88eb8d803e { background-… […]
[…] Leia também: Conheça RIO, a divisão digital da Volkswagen e do Grupo Traton […]