Se pensarmos que em algumas situações, os veículos originais são exigidos ao extremo, é natural entender que modelos preparados são elaborados para ultrapassar o limite. Um exemplo está na L200 desenvolvida para missões militares.
O Mercedes Unimog nasceu dessa tradição e pela capacidade de operar em terrenos difíceis. O nome “Unimog” é um acrônimo para “Universal-Motor-Gerät” (dispositivo motorizado universal), refletindo sua funcionalidade multifuncional.
Conheça uma L200 desenvolvida para missões militares
Os Unimogs são projetados para serem extremamente robustos, com chassi flexível e tração nas quatro rodas, permitindo que naveguem por terrenos acidentados e enfrentem condições adversas. Eles são utilizados em diversos setores, como agricultura, construção, serviços de emergência, forças armadas e missões humanitárias.
A REVO, por exemplo, acaba de apresentar a picape Mitsubishi L200 Triton Militarizada, que recebeu itens apontados pelas Forças Armadas.
O que diz o CEO da REVO sobre o projeto
Flavio Padovan, CEO da preparadora, animou-se com o primeiro protótipo. “A Mitsubishi L200 Triton Militarizada passou por uma transformação completa, o que elevou suas capacidades com o propósito de atender às mais rigorosas demandas desse segmento. Desde sua estrutura até o sistema elétrico, cada detalhe foi reforçado para suportar estresses mecânicos e ambientais extremos”, explicou.
O modelo recebeu dezenas de transformações como a adoção de um snorkel, que eleva a instalação do filtro de ar do motor e possibilita a travessia de até 1 metro de profundidade em terrenos alagados, além de ter suspensão elevada em 2 polegadas (aproximadamente 5 cm).
Veja as principais características da Mitsubishi L200 Militarizada
Outros destaques são: Guincho com capacidade de 12.000 libras (cerca de 5.440 kg), ferramentas de apoio (pá, picareta e machado), além de um galão de combustível de 20 litros e suporte removível.
Há também protetores nos faróis, para-choque frontal reforçado com quebra-mato para transpor terrenos com vegetação mais alta e lâmina vertical acoplada ao para-choque dianteiro para corte de fios.
Veja também: Mitos e verdades sobre a troca de óleo
Ainda na caçamba, a L200 Triton recebe capota de lona e 2 bancos reclináveis, equipados com cintos de segurança que transportam até 4 pessoas (tropas militares), mas que podem ser rebatidos para que a caçamba seja utilizada para transporte de pequenas cargas.
Já na parte interna, a picape L200 Triton Militarizada possui GPS multimídia, luz de mapa militar e um inclinômetro. Todo sistema elétrico foi redimensionado para receber o processo de conversão, permitindo que as luzes originais do veículo sejam desabilitadas em operações noturnas e ações militares.
Por Rodrigo Samy, com informações da REVO