A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na última semana, em Santa Terezinha de Itaipu, Oeste do Paraná, diversos caminhões em situações de irregularidades, um deles, um caminhão com 21 pneus sem condições de uso. A fiscalização ocorreu na BR-277.
Pneus sem condições de uso
Um dos envolvidos, que chamou a atenção da fiscalização, foi um caminhão do Paraguai. Pois além de diversas irregularidades, o modelo apresentava a necessidade da troca de 21 pneus, dos 22 obrigatórios.
Como o motorista não conseguiu resolver a irregularidade no local, o veículo foi removido para o pátio. Ele estava carregado com 30 toneladas de cerâmica.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Art.230: Conduzir o veículo: inciso IX: sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante, é uma infração grave. A penalidade é multa de R$195,23 e 5 pontos no prontuário. Como também a retenção do veículo até a regularização como medida administrativa como o foi o caso desse motorista.
Suspensão adulterada
Na mesma fiscalização, outro caminhão possuía uma alteração tão grande na suspensão, que um policial rodoviário federal de 1,80 m de altura conseguiu passar abaixo da carroceria. Além dessa irregularidade, a placa de identificação estava dobrada, geralmente utilizada para os radares não captarem esses dados.
Neste caso, conduzir o veículo com a característica alterada também é uma infração grave. Já com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade é uma gravíssima e a penalidade pode resultar em multa e apreensão do veículo.
Apenas nessa fiscalização, 16 caminhões foram fiscalizados e sete foram retidos para regularização. 71 multas foram aplicadas nas diversas irregularidades.
Veja também: Preço do pneu importado pode subir até 25%
Por Thaís Corrêa, com informações da PRF
21 pneus a pelos menos R$ 3000, sai uma pancadinha boa, hein?!