Com a temperatura mais baixa nos meses de inverno dois problemas podem aparecer: doenças respiratórias por conta do filtro de cabine saturado e panes elétricas.
![Filtro saturado compromete a qualidade do ar no interior do veículo](https://www.penaestrada.com.br/wp-content/uploads/2016/07/Filtro_de_Cabine-320x158.jpg)
De olho no filtro da cabine – No inverno aumenta o uso do ar quente nos veículos. Aumenta também a incidência das doenças respiratórias, por conta do ar mais seco. Essa condição favorece a maior quantidade de partículas de poeira, fuligem, pólen, gases nocivos e odores desagradáveis. Por isso, é preciso ter cuidado com a manutenção do filtro de cabine. Em bom estado, o filtro protege os ocupantes da entrada destas partículas nocivas. Caso não esteja bom, a qualidade do ar no interior do veículo ficará comprometida. Além destes problemas, outra consequência comum de um filtro de cabine em estado de conservação ruim é a chance de provocar o embaçamento das janelas e para-brisas, o que diminuir a visibilidade do motorista. O ideal é verificar o estado do filtro da cabine e trocá-lo se necessário.
![O frio agrava, mas os desgastes começam no calor](https://www.penaestrada.com.br/wp-content/uploads/2016/07/Bateria-320x229.jpg)
Cuidado com a bateria – O inverno é o período do ano em que mais ocorre panes elétricas, atingindo um índice médio de reposição de baterias 20% maior do que as outras estações. Apesar de carregar a fama, de acordo com a Baterias Heliar, as “falhas” têm origem ainda no verão quando há o desgaste gerado pelas altas temperaturas. O clima frio apenas agrava o estado do material por conta do aumento da densidade dos componentes líquidos. Para não ficar “sem energia” durante o inverno e prolongar a vida útil do equipamento, há uma dica prática. Fique atento quando perceber luzes oscilando ou luz de advertência acesa no painel, mesmo com o motor em funcionamento. Problemas no alternador são as principais causas de panes elétricas.
Por Jaime Alves
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