Falar das boas condições dos freios é fundamental, ainda mais quando se está sempre viajando. Estar seguro com esses componentes garante um desempenho melhor do veículo, além de assegurar mais sucesso na operação.
No caso do sistema de freio a tambor, que funciona por meio do atrito das lonas com o tambor e é composto também pelo cilindro, molas e alavanca, todos os itens devem estar em boas condições de uso e devidamente ajustados, uma vez que atuam juntos.
Sistema de freio: Você está atento a todos os componentes?
O excesso de carga é um risco que pode comprometer muito a frenagem, pois sobrecarrega toda a composição, além de levar ao superaquecimento.
Além disso, o sistema de frenagem exige manutenção periódica e preventiva para garantir viagens seguras e sem imprevistos.
Fora as avaliações periódicas, de acordo com as recomendações do fabricante, motoristas devem ter atenção a alguns indícios de que pode haver comprometimento de alguma peça do sistema, entre eles, vibração no pedal de freio, ruídos ao acionar o pedal, resposta de freio demorada, luz do painel acesa ou pedal muito duro, ou muito suave.
Segundo especialistas, o mau estado de componentes pode reduzir a eficiência do sistema de freios e até causar danos a outras partes do caminhão.
Com isso, o superaquecimento do sistema deve ser evitado, pois, se ocorrer, pode comprometer os elementos de fricção, como lonas e tambores.
Cuidados com o freio traseiro
Em média, o freio dianteiro é responsável por 70% da carga de frenagem de um veículo e o traseiro 30%.
“A falta de manutenção faz com que o sistema de freio dianteiro atue com sobrecarga para compensar a perda de eficiência da traseira. Isto pode causar aquecimento excessivo nos componentes do sistema dianteiro e provocar empenamento de disco, espelhamento de pastilha e deficiência de frenagem”, alerta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le.
Atenção também ao sistema pneumático
Outro ponto importante que merece atenção e pode impactar a performance do freio é a pressão do ar do sistema pneumático. Segundo a Fras-le, se a pressão não estiver regulada ou tiver algum vazamento, a frenagem será ineficiente.
A companhia ressalta que o compressor elemento, secador, válvula reguladora de pressão e dutos precisam passar por manutenções periódicas para verificar se há problemas de vedação nas válvulas, acúmulo de água nos reservatórios de ar ou contaminação por óleo lubrificante do motor.
Catraca Automática de freio
As Catracas Automáticas de freio são mal vistas por boa parte dos caminhoneiros, por não confiarem no seu ajuste programado. No entanto, quando o Pé na Estrada procurou saber um pouco mais sobre isso, um perito disse que a peça automática é totalmente segura e deve ser recondicionada por um especialista.
O que todos os especialistas concordam é que a manutenção tem que estar em dia, ainda mais se tratando de um item que garante a segurança viária. Andar com os freios em más condições, além de ser um risco para o motorista e outros usuários da via, pode render multas e mais custos para o cargueiro.
Veja também: Qual o motivo das rodas dos caminhões pegarem fogo?

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.