A fabricante holandesa, pertencente ao Grupo Paccar, chega ao México com três modelos de caminhões para atender a demanda no segmento pesados. Vale dizer que os caminhões da marca DAF estão se tornando cada vez mais fortes na América Latina, após o início das vendas e produção no Brasil.
Estratégia da DAF está na América Latina
Agora, é a vez do México. O primeiro modelo a ser entregue foi um XF, caminhão pesado comercializado e fabricado no Brasil.
Ele é equipado com um motor PACCAR MX-13, Euro 6, e uma nova geração de transmissões automatizadas ZF TraXon de 12 velocidades. No Brasil, o XF está entre os pesados mais vendidos.
Veja mais: Comemorando 10 anos de Brasil, DAF Caminhões lança caminhão especial
Segundo o representante da Paccar no México, as primeiras 78 unidades já desembarcaram da Holanda e estão chegando para iniciar as vendas.
Veja os modelos que a DAF vai vender no México
As primeiras aparições dos três caminhões da DAF surgiram, em 2023. Os modelos exibidos e confirmados para a prateleira da marca são: XF, CF e XB.
A linha CF é equipada com motor MX-11 com potências que variam de 340 e 370 cv. Outra novidade é a suspensão pneumática integral para configurações 6×2 e 4×2. A linha se completa com o XB, producto urbano que carrega de 12 a 19 toneladas.
Veja também: DAF lança XF Off-Road na Agrishow 2023
Também está prevista a chegada da versão XBC, destinada às operações de construção civil. Para conseguir isso, a distância ao solo é 225 mm maior e o para-choque dianteiro é feito de aço.
Outra linha que deve chegar ao México são as elétricas com 350 quilômetros de autonomia. Apesar de pouco, a marca sustenta que é possível carregar um pouco mais da metade das baterias em cerca de uma hora.
Por Rodrigo Samy, com informações da DAF México
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.