Caminhando na tendência de uma renovação sustentável no transporte, a Mercedes-Benz apresenta o GenH2 Truck, no Salão de Hannover, na Alemanha. O GenH2 é um caminhão que conta com a propulsão por células de combustível à base de hidrogênio e com dois motores elétricos.
Detalhes do veículo e objetivos da Mercedes-Benz
Segundo informações divulgadas pela montadora, os primeiros protótipos do GenH2 com célula de combustível já estão passando por testes desde o ano passado, tanto nas pistas de testes internas, quanto nas vias públicas. No desenvolvimento de sistemas de propulsão baseados em hidrogênio, a Mercedes opta pelo hidrogênio líquido. Nesse estado (líquido), ele tem uma densidade de energia significativamente maior em relação ao volume quando comparado ao hidrogênio gasoso.
Dessa forma, mais hidrogênio poderia ser transportado, aumentando a autonomia do veículo, podendo permitir um desempenho comparável do veículo com o de um caminhão a diesel convencional. O objetivo da Mercedes é que o Gen2 tenha uma autonomia de até 1.000 quilômetros ou mais, o que pode tornar o veículo adequado para aplicações particularmente flexíveis e exigentes, especialmente no segmento de transporte pesado de longa distância. O início da produção em série de caminhões movidos a hidrogênio está previsto para a segunda metade da década.
Dados do GenH2
Os Engenheiros de Desenvolvimento da Daimler Truck basearam o veículo nas características do caminhão convencional de longa distância Mercedes-Benz Actros em termos de carga útil, autonomia e desempenho. O intuito é oferecer a versão produzida em série do GenH2 com uma carga útil de 25 toneladas e um peso bruto de 40 toneladas.
Dois tanques especiais de hidrogênio líquido e um sistema de célula de combustível particularmente potente permitirão essa alta carga útil e grande autonomia. Eles representam o coração do veiculo. Os dois tanques de hidrogênio líquido de aço inoxidável destinados à versão de série do GenH2 Truck terão uma capacidade de armazenamento de 80 kg (40 kg cada) para cobrir longas distâncias. O sistema de tanque de aço inoxidável é composto por dois tubos, um dentro do outro, que são conectados entre si e isolados a vácuo.
Além disso, o sistema de célula de combustível deve fornecer 2 x 150 quilowatts e a bateria, 400 kW adicionais temporariamente. A 70 kWh, a capacidade de armazenamento da bateria é relativamente baixa, pois não se destina a atender às necessidades de energia, mas principalmente a ser ligada para fornecer suporte de energia situacional à célula de combustível, por exemplo, durante picos de carga na aceleração ou durante a condução em subida estando totalmente carregado.
Ao mesmo tempo, a bateria relativamente leve permite uma carga útil maior. Deve ser recarregada, nos veículos de produção em série, com energia de frenagem e excesso de energia da célula de combustível. Um elemento central da estratégia operacional do sistema de célula de combustível e bateria é um sistema de resfriamento e aquecimento que pode manter todos os componentes na temperatura operacional ideal, o que garantiria maior durabilidade. Em uma versão pré-série, os dois motores elétricos foram projetados para um total de 2 x 230 kW de potência contínua e 2 x 330 kW de potência máxima. O torque é 2 x 1577 Nm e 2 x 2071 Nm, respectivamente.
Expansão dos veículos movidos a hidrogênio
Ao mesmo tempo, a Daimler Truck está trabalhando em conjunto com a Linde no desenvolvimento de um novo processo para o tratamento do hidrogênio líquido (hidrogênio líquido “sub-resfriado”, “tecnologia sLH2”). Logo, essa abordagem permite uma densidade de armazenamento ainda maior e reabastecimento mais fácil em comparação com o LH2.
As empresas planejam o primeiro reabastecimento de um veículo protótipo em uma estação piloto na Alemanha em 2023. A Mercedes e seus parceiros planejam alto nível de transparência e abertura em torno das interfaces relevantes da tecnologia sLH2 desenvolvida em conjunto.
Em relação aos postos de abastecimento de hidrogênio na Europa, a Daimler Truck planeja trabalhar em conjunto com as empresas Shell, BP e TotalEnergies, sendo que a própria Daimler Truck e outras empresas como IVECO, Linde, OMV, Shell, TotalEnergies e o Grupo Volvo já se comprometeram a trabalhar juntas para ajudar a criar as condições para o lançamento de caminhões a hidrogênio no mercado de massa na Europa como parte do grupo de interesse “H2Accelerate (H2A)”.
Pé Na Estrada no Salão de Hannover
Como já é tradição, Pedro Trucão está presente na cobertura do IAA Transportation, o Salão de Transporte de Hannover, para mostrar as principais novidades no setor de transporte de cargas. Acompanhe nossas redes sociais com conteúdos especiais sobre o Salão e também o penaestrada.com.br com os principais lançamentos do evento.
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Por Daniel Santana com informações da Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus