Focando em tecnologia, Centro de Treinamento da Mercedes-Benz em Campinas completa 40 anos

Na última semana, a Mercedes-Benz abriu as portas do seu Centro de Treinamento na cidade de Campinas (SP) para mostrar as inovações mais recentes ligadas ao desenvolvimento de seus caminhões e ônibus no Brasil. Com um grande investimento tecnológico, a estrutura está completando 40 anos em 2022.

O Centro de Treinamento

O Centro de Treinamento da montadora alemã, também chamado de Mercedes-Benz Truck Training, disponibiliza atualmente cerca de 600 cursos para as equipes de vendas e de pós-venda da rede de concessionários e da própria fábrica, além de oferecer cursos em parceria com entidades que buscam capacitar profissionais da mobilidade, como motoristas, técnicos de oficina e gestores de clientes da Mercedes.

Um dos ambientes de treinamento da Mercedes-Benz em Campinas (SP).
Um dos ambientes de treinamento da Mercedes-Benz em Campinas (SP). Imagem: PNE

Segundo informações da montadora, já foram mais de 440 mil participações em treinamentos, sendo cerca de 12.480 em 2021 no formato de Ensino à Distância (EAD), devido à pandemia. Além disso, são oferecidos cursos ligados a novidades da Mercedes, como o chassi de ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U, a nova linha de caminhões e ônibus 2023 com motores Euro 6 e o caminhão extrapesado Arocs 8×4 para severas operações off-road da mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura.

A área ainda conta também com sete Unidades Volantes de Treinamento (veículos preparados para diversas atividades de treinamento dos cursos oferecidos pela Mercedes) sendo cinco caminhões e dois ônibus, equipados com recursos didáticos e equipamentos técnicos para treinamentos práticos, como motores e caixas de transmissão. Somam-se ainda as parcerias da Mercedes-Benz com várias entidades ligadas aos transportes e com fornecedoras.

Crescimento do Ensino em EAD

Em relação aos cursos em EAD, a montadora destaca que o participante e o concessionário ganham flexibilidade nos horários, otimização do tempo, economia financeira, interação com instrutores especializados e uma plataforma digital moderna com um vasto conteúdo de materiais e mídias. Outro importante benefício é que os concessionários podem inscrever mais profissionais nos cursos, ou seja, podem ampliar o ritmo de capacitação dos seus colaboradores em menos tempo.

Ambiente otimizado para cursos de forma presencial ou em EAD.
Ambiente otimizado para cursos de forma presencial ou em EAD. Divulgação: Mercedes-Benz

André Wulfhorst, gerente sênior de Desenvolvimento e Treinamento da Rede de Concessionários de Veículos Comerciais da Mercedes-Benz do Brasil, destacou a nossa equipe o quão são importantes os processos de treinamentos no centro: “Os cursos são fundamentais, conhecimento é tudo. Se eles não souberem operar e consertar esses veículos, não adianta vender. E na verdade é isso que a gente treina também, oferecer aplicações corretas, o veículo correto e garantir que nossa rede atenda com excelência todos os nossos clientes. Então, tem que ter um mecânico que conheça bem todas as características e saiba identificar as falhas e saná-las o mais rápido possível para deixar em um menor tempo possível o veículo parado.”

Dados da montadora apontam que em 2020, no primeiro ano da pandemia, foram registrados mais de 10.000 participantes nos treinamentos EAD de Campinas. Em 2021, também somente EAD, esse número foi de 12.480. Para 2022, já num formato híbrido (EAD e Presencial), a expectativa é de aproximadamente 19.000 participações.

Modernização da estrutura e utilização de inteligência artificial

Tinbot, robô utilizado em cursos da Mercedes-Benz.
Tinbot, robô utilizado em cursos da Mercedes-Benz. Imagem: PNE

A modernização também é um dos destaques do Centro, com as salas conectadas e inteligentes, para o Laboratório Novo Actros que oferece uma imersão técnica e comercial, e um estúdio de gravação de vídeos e transmissão.

Outra novidade é a utilização da inteligência artificial “Liz”. No formato Chat Bot, ela é a Assistente Virtual do Truck Training que auxilia no atendimento e no suporte à Rede para questões de treinamento. Além disso, os participantes também contam com apoio do Tinbot, primeiro robô brasileiro interativo que reúne Inteligência Artificial e Cognição, possibilitando uma interatividade humanizada. Aplicado na área de ensino, o robô é capaz de responder perguntas e passar instruções simples e objetivas aos alunos.

A Mercedes também conta com Óculos de Realidade Virtual para o auxílio técnico no ensino a distância. Com a tecnologia é possível transmitir uma aula ou uma instrução técnica, mesmo em um local de difícil acesso, fazendo com que os alunos sejam capazes de acompanhar tudo o que o instrutor estiver fazendo ou demonstrando por meio de qualquer computador ou celular.

“Nós estamos a passos largos na implantação de tecnologias aqui (no Centro). O Tinbot, o nosso robozinho, ajuda mais na coordenação física aqui. A Liz é um Chatbot para coordenação dos cursos em si, ela auxilia os coordenadores de treinamento da rede de concessionárias, mas aqui nós também utilizamos o Google Lens, nós utilizamos GoPro para transmitir detalhes de motores, de agregados ou mesmo dentro do veículo. A gente tem uma plataforma muito robusta de treinamento, onde você tem desde o material didático em si com o acompanhamento e a base pro ensino a distância, pra deixar a aula dinâmica, interativa, podendo acompanhar o aluno na outra ponta, estando no Acre ou no Chuí (RS).” Afirma André.

Veja Também: Fábrica da Mercedes-Benz passará por reestruturação com demissões e terceirização do setor de operações

Por Daniel Santana com informações da Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus

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