quinta-feira, outubro 10, 2024

Descubra os veículos de trabalho que menos desvalorizaram

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Já pensou comprar um caminhão, utilizá-lo por três anos e, ao revender, se surpreender com um valor maior do preço adquirido. Por isso, descubra os veículos de trabalho que menos desvalorizaram.

Nos últimos anos, o mercado de utilitários tem passado por isso, influenciado por diversos fatores, como a escassez global de componentes, efeitos, ainda, da pandemia, e a mudança dos motores. 

Iveco e Mercedes recebem Selo Maior Valor de Revenda

Com índices positivos de 16,1% e 14,5%, após três anos de uso, o Mercedes-Benz Sprinter 416 e o Iveco Daily Chassi obtiveram as melhores avaliações, respectivamente, nas categorias Caminhões e Utilitários de Carga, na 10ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais.

Caminhões, tiveram subdivisão de categoria

No ano passado, os organizadores decidiram subdividir a categoria Pesados em caminhões “Até 400 cv de potência”, “De 401 cv a 499 cv” e “Acima de 500 cv”.

Nesta 10ª edição, foi subdividida a categoria Semipesados em 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4 porque as aplicações e faixas de preços são bem distintas, passando assim de onze para quinze categorias.

Além dos “Campeões Gerais”, outros treze modelos foram contemplados pelo Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2024. Por isso, descubra os veículos de trabalho que menos desvalorizaram.

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Na categoria Utilitários, além do Iveco Daily Chassi (camioneta de carga e campeão geral +14,5%), venceram o Mercedes-Benz Sprinter Furgão (furgão de carga -1,2%), Peugeot Expert Furgão (furgoneta de carga -2,3%) e o Mercedes-Benz Sprinter Van 416 (minibus +10,7%).

Descubra os caminhões que menos desvalorizaram

  • Mercedes-Benz Accelo 1016 (leve +12,7%)
  • Iveco Tector 11-190 (médio +7,3%)
  • Volkswagen 26-260 Constellation (semipesado 6×4 -2,9%)
  • Mercedes-Benz Atego 2426 (semileve 6×2 +5,9%)
  • Mercedes-Benz Atego 3030 (semipesado 8×2 +9,8%)
  • Volvo VM 270 (semipesado 8×4 +4,4%)
  • Volvo VM 270 (semipesado 4×2 -2,0%)
  • Mercedes-Benz Atego 2730K 6×4 (pesado Até 400 cv -2,8%)
  • Volvo FH-460 6×2 (pesado De 401 cv a 499 cv +3,9%)
  • Volvo FH-540 6×2 (pesado Acima de 500 cv +8,6%).

Como funciona o índice dos veículos que menos desvalorizaram

Para formar o índice de valorização, foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em julho de 2021 e seus modelos correspondentes com três anos de uso, ou seja, em junho de 2024, geralmente prazo médio de substituição para fins de renovação de frota.

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Outro critério mantido foi subdividir os veículos em dois grupos, utilitários de carga – com quatro categorias – e caminhões – com outras onze. A partir desse modelo, analisamos 159 modelos, dos quais 132 de caminhões e 27 de utilitários. Desse total, este ano, 40 modelos obtiveram índices positivos e 119 com índices de depreciação.

Quais os fatores influenciam nos veículos de trabalho que menos desvalorizaram

“A depreciação/valorização depende de vários fatores: do tamanho do veículo, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Assim, nossa expectativa é que a certificação possa servir de balizador, para uso de fabricantes e distribuidores de veículos, administradores e proprietários de frotas, bancos, financeiras e seguradoras”, argumenta Joel Leite, diretor da Agência Autoinforme, que organiza a premiação e o índice.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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