terça-feira, julho 23, 2024

Detran divulga alerta sobre golpes nas redes sociais

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia, o Detran/RO, emitiu um alerta à população do estado sobre golpes praticados nas redes sociais por estelionatários que se fazem passar por funcionários da Autarquia, utilizando plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp.

O órgão ressalta que em nenhum momento envia mensagens, e-mails ou faz contato por meio do WhatsApp com qualquer pessoa, oferecendo serviços ou solicitando dinheiro ou doações para campanhas educativas.

As táticas empregadas pelos golpistas

Léo Moraes, diretor-geral do Departamento de Trânsito, explicou que os golpistas adotam uma forma de estelionato em que usam fotos e nomes de servidores do Detran/RO, por vezes acompanhados de imagens ou números de telefone clonados. Eles oferecem serviços duvidosos em troca do pagamento de taxas e outros serviços, alegando proporcionar “facilidades” aos usuários.

Segundo o Detran, uma empresa de Ariquemes foi uma das vítimas desses golpes, em que o estelionatário solicitou uma contribuição financeira para a produção de panfletos educativos. O crime tem afetado cidadãos e empresas, prejudicando a reputação dos servidores e, consequentemente, do próprio Detran/RO.

O diretor-geral também enfatizou que nenhum servidor da Autarquia está autorizado a solicitar doações ou a “facilitar” o processo de obtenção da CNH, a aquisição ilegal de veículos, a compra ou venda de veículos em leilões ou a exclusão de multas de trânsito. Para serviços relacionados a pagamentos, os condutores de Rondônia devem entrar em contato com a Coordenadoria Metropolitana de Trânsito – Cometran, Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretrans, Postos Avançados – PA ou o site oficial do Detran.

Cuidados com notícias falsas no trecho

Você já conferiu aqui no penaestrada.com.br os perigos associados a acreditar em informações falsas ou disseminá-las, seja em relação a notícias sobre estradas ou qualquer outro aspecto do nosso dia a dia. No ano passado, preparamos um conteúdo em nosso site que explana como analisar pontos cruciais em uma notícia, a fim de evitar cair em notícias falsas.

Além desse artigo, também apresentamos uma reportagem especial no nosso programa, com o objetivo de auxiliar os motoristas a identificarem situações em que as informações possam ser falsas. São pequenos detalhes, truques de áudio e imagem, capazes de enganar mesmo os mais atentos. Clique no vídeo abaixo e saiba como se proteger das fake news.

Veja Também: Como Lei Geral de Proteção de Dados pode ajudar o caminhoneiro?

Por Daniel Santana com informações do Detran Rondônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados