quinta-feira, novembro 21, 2024
Array

É falso print que atribui ao Poder 360 uma reportagem sobre Lula chamando caminhoneiros de vagabundos

É falso print que atribui ao Poder 360 uma reportagem sobre Lula...

Está circulando em grupos de Whatsapp uma imagem que seria de uma reportagem do site Poder 360 atribuindo ao ex-presidente uma declaração xingando caminhoneiros, no entanto, o site nunca publicou essa notícia. Ou seja, é falsa a imagem e não há nenhum relato de que Lula estaria chamando caminhoneiros de fascistas e vagabundos.

O print falso tenta dar a impressão de que a frase teria relação com as paralisações de caminhoneiros e outras categorias que acontecem desde o fim do domingo, após a confirmação do resultado das eleições.

Como identificar que a notícia é falsa?

print tenta se fazer passar por reportagem do site Poder 360
Print imita reportagem do site Poder 360, entretanto, é falso que site teria reportado que Lula estaria chamando caminhoneiros de vagabundos

Como já explicamos anteriormente, o primeiro filtro é o próprio leitor. A nossa reportagem, por exemplo, viu a imagem e achou estranho. Fazer tal afirmação não traria nenhum benefício ao candidato eleito. Ao ficar na dúvida, começa então a busca por indícios e informações.

O primeiro indício de falsidade (como já mostramos em Fakenews anteriores) é a falta de um link para a reportagem. Quando temos apenas uma imagem, sem link para o original, já é alerta amarelo.

O segundo passo foi entrar no site do Poder 360 e procurar pela matéria. Não encontramos, logo, o site não fez a publicação. Para confirmar, digitamos o texto da imagem no Google, para ver se ele havia sido publicado em algum outro local. Entretanto, o Google não encontrou nada. Sendo assim, fica clara a manipulação da informação.

Por fim, usamos o Google Images para descobrir a origem da foto usada. Ela é de uma visita de Lula ao México no início do ano. Ou seja, em nada se liga aos fatos de hoje.

Faça você também a sua parte. Não acredite em informações sem ligar o seu “desconfiômetro” antes. Também não divulgue sem ter certeza da veracidade. E, se ficar na dúvida, mande para a gente.

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados