Está circulando em grupos de Whatsapp uma imagem que seria de uma reportagem do site Poder 360 atribuindo ao ex-presidente uma declaração xingando caminhoneiros, no entanto, o site nunca publicou essa notícia. Ou seja, é falsa a imagem e não há nenhum relato de que Lula estaria chamando caminhoneiros de fascistas e vagabundos.
O print falso tenta dar a impressão de que a frase teria relação com as paralisações de caminhoneiros e outras categorias que acontecem desde o fim do domingo, após a confirmação do resultado das eleições.
Como identificar que a notícia é falsa?
Como já explicamos anteriormente, o primeiro filtro é o próprio leitor. A nossa reportagem, por exemplo, viu a imagem e achou estranho. Fazer tal afirmação não traria nenhum benefício ao candidato eleito. Ao ficar na dúvida, começa então a busca por indícios e informações.
O primeiro indício de falsidade (como já mostramos em Fakenews anteriores) é a falta de um link para a reportagem. Quando temos apenas uma imagem, sem link para o original, já é alerta amarelo.
O segundo passo foi entrar no site do Poder 360 e procurar pela matéria. Não encontramos, logo, o site não fez a publicação. Para confirmar, digitamos o texto da imagem no Google, para ver se ele havia sido publicado em algum outro local. Entretanto, o Google não encontrou nada. Sendo assim, fica clara a manipulação da informação.
Por fim, usamos o Google Images para descobrir a origem da foto usada. Ela é de uma visita de Lula ao México no início do ano. Ou seja, em nada se liga aos fatos de hoje.
Faça você também a sua parte. Não acredite em informações sem ligar o seu “desconfiômetro” antes. Também não divulgue sem ter certeza da veracidade. E, se ficar na dúvida, mande para a gente.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.