sexta-feira, novembro 22, 2024

Eaton lança transmissões automatizadas para linha pesada e semipesada

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Todo motorista de caminhão sabe que a diversidade das estradas brasileiras e as dificuldades encontradas durante um percurso exigem um casamento perfeito do motor com a transmissão. Pensando assim, a Eaton lançou transmissões automatizadas para linha pesada e semipesada.

Eaton lança transmissões automatizadas

Diferente da dos modelos automáticos, as com acionamento elétrico da embreagem eliminam o conversor de torque e os sincronizados, diminuindo, com isso, o peso do câmbio, o consumo de combustível e os custos de manutenção.

Batizada de linha Advantor, a transmissão foi desenvolvida localmente, com suporte do time global, é projetada para atender as demandas específicas de veículos comerciais urbanos, estradeiros e vocacionais.

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Segundo os números da Eaton, a solução possibilita economias de combustível que variam de 10% a 20% dependendo da aplicação quando comparada às transmissões manuais e automáticas.

Transmissões automatizadas para caminhões e ônibus

A nova série de transmissões tem três versões diferentes. A Advantor-6, desenvolvida para o mercado de caminhões leves e micro-ônibus; a Advantor-10, destinada ao segmento de caminhões semipesados e a Advantor-8, voltada a ônibus médios.

“Mais uma vez damos um largo passo rumo ao futuro e às soluções automatizadas, que entregam mais eficiência, durabilidade, segurança e conforto para aplicação em veículos comerciais. O desenvolvimento da linha Advantor foi conduzido com o know-how profundo dos engenheiros do nosso Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Brasil considerando as características e necessidades do mercado automotivo do nosso país”, comenta Antonio Galvão, presidente do Grupo Mobility e Corporativo da América do Sul.

Onde é produzida a nova transmissão automatizada?

A série Advantor, produzida no Brasil, foi desenvolvida sobre uma base mecânica já existente. Entre as tecnologias estão o assistente de partida em rampa, o auto neutro e o modo manobra.

Mas a Eaton não está sozinha, a ZF Friedrichshafen AG também tem a linha de transmissão automatizada. Trata-se da TraXon, porém focada em veículos comerciais pesados. A Allison, apesar de estar mais direcionada aos automáticos, também tem a série Allison TC10, que conta com uma transmissão manual automatizada com a conveniência de um câmbio totalmente automático.

Aplicações da nova transmissão Eaton

A Transmissão AdvantorTM 10, por exemplo, tem 10 velocidades, e pode ser utilizada em caminhões rodoviários, de distribuição ou vocacionais. Durante a avaliação, o Pé na Estrada acompanhou a atuação do componente, instalado em um Iveco Tractor de PTB de 31 toneladas, equipado com motor FPT NEF 6 de 1.100 Nm.

Em um percurso totalmente controlado, e com um pouco mais de meia carga, o caminhão trabalhou de forma rápida e com perfeita agilidade no circuito programado.

Já a Transmissão AdvantorTM 6, voltada as aplicações severas urbanas de carga e passageiros, mostrou-se mais sincronizada ao percurso. Ela estava montada em um VW 11.180, motor Cummins ISF 3,8 L de 700 Nm e PBT de 14 toneladas.

Por Rodrigo Samy

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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