Eixo SP iniciou nove áreas de descanso. Veja onde são:

RodoviasEixo SP iniciou nove áreas de descanso. Veja onde são:

A Eixo SP iniciou a operação de nove áreas de descanso para caminhoneiros. Os espaços oferecem infraestrutura, segurança e conforto para até 450 motoristas ao dia.

Portanto, a novidade faz parte do contrato de concessão que exigia da concessionária a construção de nove Pontos de Parada e Descanso (PPDs). 

Ao todo são nove áreas de descanso em SP

Ou seja, vale dizer que a concessionária administra 1.221 quilômetros de 12 rodovias, sendo o maior trecho de Piracicaba a Panorama.

Contudo, além de simples áreas de apoio, os PPDs foram planejados para oferecer estrutura completa e gratuita aos caminhoneiros.

Logo, são locais seguros, acessíveis e confortáveis para cumprir o descanso obrigatório previsto na “Lei dos Motoristas”.

As áreas de descanso tem monitoramento 24h

As áreas contam com cerca de 20 mil metros quadrados cada e reúnem portaria 24 horas, vagas demarcadas, iluminação, monitoramento e infraestrutura.

No acolhimento, há refeitório com micro-ondas, lavanderia, sanitários, chuveiros, vestiários masculino e feminino, fraldário, armários individuais e sala de TV.

Ou seja, tudo para ajudar no cumprimento da Lei 13.103/2015, que determina o repouso de 11 horas ininterruptas a cada 24 horas de jornada. 

Por fim, os espaços ainda oferecem wi-fi gratuito nas áreas interna e externa, a exemplo do que já é disponibilizado nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

PPD de Itirapina na Eixo SP
PPD de Itirapina na Eixo SP

Confira onde encontrar áreas de descanso da Eixo SP:

1 – SP 304, km 220+950, sentido Interior – Santa Maria da Serra

2 – SP 284, km 544+700, sentido Capital – Martinópolis

3 – SP 294, km 609+400, sentido Interior – Flórida Paulista

4 – SP 294, km 543+900, sentido Interior – Iacri

5 – SP 294, km 390+550, sentido Capital – Gália

6 – SP 310, km 205+400, sentido Interior – Itirapina

7 – SP 310, km 203+280, sentido Capital – Itirapina

8 – SP 225, km 197+260, sentido Capital – Itapuí

9 – SP 225, km 140+500, sentido Interior – Brotas

Entrevista para rádio Massa FM:

Raquel Fernandes Monteiro (Coordenadora de Operação de Tráfego da Eixo SP) disse os pontos estão sendo vistos como uma evolução. 

Ela acredita que com a implantação, consequentemente, as rodovias da concessão ficarão mais seguras ainda. 

Ter ou não ter vagas para cargas perigosas, eis a questão

A entrevista do Pedro Trucão com ela foi feita no programa Papo de Boleia, na rádio Massa FM. Na ocasião, Raquel esclareceu dúvidas e contou da implantação dos PPD. 

Outra dúvida que pairou no ar foi sobre a existência ou não de vagas especiais para veículos com cargas especiais. 

Logo, segundo a coordenadora, a Eixo SP disponibiliza nos PPDs espaço para esse tipo de caminhão.

Porém, outro ouvinte contra-atacou, dizendo que se há nas da concessionária, no restante do Brasil não existe. 

PPD de Flórida Paulista da Eixo SP
PPD de Flórida Paulista da Eixo SP

ANTT responde à questão sobre vagas especiais nos PPDs

O ouvinte, afinal, estava certo e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) disse que não há uma norma definida. 

A ANTT esclarece que a norma citada permite que as concessionárias optem por oferecer ou não vagas específicas para veículos transportando produtos perigosos. Isso se deve à complexidade técnica e operacional envolvida nesses casos.

A implementação dessas áreas exige uma estrutura significativamente mais robusta, com sistemas de contenção de vazamentos, áreas para transbordo, equipamentos de proteção e emergência, além de segregação física entre tipos de carga e rotas de acesso diferenciadas.

Na prática, nem todos os espaços disponíveis para implantação de PPD comportam projetos com esse nível de exigência.

Isso explica por que, em alguns casos, como em Palhoça, não há vagas destinadas a veículos com produtos perigosos…

A Agência destaca que irá elaborar um comunicado a todas as concessionárias reforçando a importância de, sempre que tecnicamente viável e compatível com o espaço disponível, incluírem infraestrutura adequada para atender também os motoristas que transportam esse tipo de carga“.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

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