Eletromobilidade e Conectividade são as palavras-chave da IAA 2016

LançamentosEletromobilidade e Conectividade são as palavras-chave da IAA 2016

Começa oficialmente amanhã, 22 de setembro, mais uma edição da IAA. A feira que acontece em Hanover/Alemanha é a mais importante no segmento de veículos comerciais da Europa e referência para o mundo. Se nas últimas edições o tema sustentabilidade fazia tudo ser verde, desta vez é a cor azul que predomina, trazendo um conceito apresentado por quase todas as empresas, o de Eletromobilidade e Conectividade.

Comparando as novidades trazidas por cada marca, seja de caminhão, implemento, peças e tecnologia, percebe-se que quase todas apontam um futuro onde os veículos irão interagir de forma eletrônica, gerando informação para ele mesmo e para toda a cadeia. O mercado também mostra que finalmente está chegando a hora do veículo elétrico, principalmente nas cidades, seja no transporte de pessoas, seja no de mercadorias.

Mercedes-Benz Urban E-truck
Mercedes-Benz Urban E-truck

Os veículos a diesel continuam de extrema importância e contanto com investimento das montadoras, mas segundo Andreas Renschler, da diretoria da Volkswagen Truck and Bus: “Não haverá mais uma tecnologia que serve pra tudo, cada um terá o seu papel. O Diesel ainda será destaque, mas híbridos e elétricos vão ter também papel fundamental, principalmente nas cidades.”

Produtos

Ainda falando de Volkswagen, a empresa apresenta dois produtos de destaque dentro do conceito de Eletromobilidade e Conectividade. Um deles é o MAN E-Truck, veículo semipesado para distribuição urbana, inclusive noturna. Como é elétrico, além de não poluir, também não faz barulho. O outro produto é o RIO, uma plataforma que busca integrar diversos modais e toda a cadeia logística. Para que possa ser uma ferramenta completa, o RIO é aberto, o que quer dizer que outras empresas podem adaptar a plataforma para integrar também seus dados, sejam elas empresas de implementos, peças ou até outras montadoras.

O protótipo da MAN 100% elétrico
O protótipo da MAN 100% elétrico

Quem também apostou forte em Eletromobilidade e Conectividade foi a Mercedes-Benz. A montadora mostra na feira seus veículos conceito de transporte de passageiros, carga pesada e distribuição. Outro destaque é o Fuso E-canter, que já não é mais conceito, é realidade e deve chegar ao mercado europeu, japonês e americano daqui um ano. Ele é 100% elétrico, possui autonomia de 100km e foi feito para entregas urbanas. Suas baterias levam apenas uma hora para serem recarregadas e por ser mais econômico, a montadora calcula que em 3 anos seu custo adicional já seja amortizado. Ele também não emite ruídos, o que o faz perfeito para entregas noturnas.

Fuso e-canter chega ao mercado ano que vem
Fuso e-canter chega ao mercado ano que vem

A Iveco mostra um veículo conceito, o Z Truck. Z de zero, pois ele tem a pretensão de ser zero emissões, zero acidentes e zero estresse do motorista, já que aposta na autonomia, ou seja, o motorista é gestor da unidade, mas a máquina dirige a maior parte do tempo.

Iveco Z-truck também aposta em Eletromobilidade e Conectividade
Iveco Z-truck também aposta em Eletromobilidade e Conectividade

Conectividade

Obter, analisar e utilizar as informações geradas pelos novos veículos foi algo presente no discurso de abertura de quase todas as empresas. Uma das mudanças que essa conectividade deve gerar no dia a dia é em relação a manutenção. Como a montadora recebe em tempo real as informações dos desgastes das peças, não é o cliente quem vai ligar pedindo manutenção, é a própria montadora que vai avisá-lo que está na hora de trocar ou revisar. Segundo os fabricantes, isso permitirá uma manutenção muito mais programada e menor perda de tempo nas concessionárias, já que elas já saberão que itens serão mexidos no caminhão, então não precisarão de tempo para descobrir um eventual problema, e também já deixarão as peças preparadas. Em operações teste, um cliente Scania por exemplo atestou queda de 10% no tempo parado em concessionárias com este tipo de recurso.

Assim como o RIO da MAN, outras montadoras também falam em plataformas abertas para usar essas informações em outros aspectos da operação logística, incluindo as conduções autônomas e semiautônomas. A ZF, por exemplo, apresentou seu lema Ver, Julgar e Agir, que é baseado nessas informações obtidas pelos sistemas. Nele, os dados são coletados e analisados em tempo real, para que já sejam úteis, como por exemplo na função autônoma de manobra, onde o motorista fica livre dessa tarefa.

A direção autônoma da ZF também usa os conceitos de
A direção autônoma da ZF também usa os conceitos de conectividade

Outras novidades estão sendo apresentadas na feira e o Pé na Estrada fará uma cobertura completa. Acompanhe-nos aqui pelo site, twitter, Facebook e Youtube para saber tudo que rola na IAA 2016. Nas próximas semanas também teremos mais detalhes no programa de domingo. Lembre-se, sempre na Band ao meio-dia. Mas e você, como vê o futuro do segmento?

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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