segunda-feira, outubro 7, 2024

T/pod – caminhão sem cabine começa a rodar em rodovias suecas

LançamentosT/pod - caminhão sem cabine começa a rodar em rodovias suecas

Já faz um tempo que só o que se fala no transporte é em eletrificação e veículos autônomos. Em sua grande maioria, as soluções elétricas são para veículos pequenos e as autônomas rodam em ambientes fechados. Não é o caso do T/pod, um caminhão médio que começou a rodar semana passada na Suécia. O T/pod é um caminhão sem cabine, mas não necessariamente sem motorista.

Caminhão sem cabine, mas com motorista

O T/pod foi criado pela startup sueca Einride. Em parceria com a empresa estatal alemã de logística, a DB Schenker, a startup desenvolveu um produto totalmente elétrico, que não emite poluição ao rodar e nem faz barulho. Ele também dispensa o motorista no local. Como a Suécia (e a Europa como um todo) vive uma fase de escassez desse tipo de mão de obra, com o T/pod, um único motorista pode controlar, de uma central, até dez caminhões de uma vez.

Na escala SAE, que vai de 0 a 5 e define o grau de autonomia de um veículo, o T/pod está no nível 4. O nível 0 corresponde a grande maioria dos veículos que temos hoje, com o motorista tomando todas as decisões. O nível 5 seria a autonomia completa, sem nenhuma interferência humana. Como o T/pod pode ser controlado a distância por um “motorista”, ele se encaixa no nível 4.

Rodando em áreas abertas

Assim como todos os veículos do gênero, o T/pod precisou fazer uma série de testes em áreas fechadas mas, em março, a Agência Sueca de Transporte concluiu que ele está apto a operar de acordo com as legislações de trânsito do país. A permissão é para que o veículo rode por áreas industriais, normalmente regiões com menor fluxo. O T/pod deve transitar em uma área fechada entre o centro de distribuição e o terminal de cargas da DB Schenker, na cidade de Jönköping, a 300km de Estocolmo.

Esse é o começo, mas a licença da Einride vai até dezembro de 2020. A meta da empresa é ter 200 T/pods na rua até lá, fazendo uma rota de 200 km que liga Gotemburgo a Helsingburgo.

Demonstração pública do T/pod
Demonstração pública do T/pod

Como garantir a segurança?

Além da pessoa que fica na central controlando o veículo, ele é equipado com uma série de radares, câmeras e sensores, que captam outros elementos ao redor do veículo a grande, média e curta distância.

Radares, sensores e câmeras do T-pod
Radares, sensores e câmeras do T/pod
Alcance dos radares e sensores
Alcance dos radares e sensores

T/log

Além do T/pod, a Einrise dispõe também do T/log, um caminhão também médio, porém com carroceria aberta e preparado para o trabalho fora de estrada.

T/log - a versão fora de estrada
T/log – a versão fora de estrada

Veja abaixo as principais características dos dois veículos.

T/pod

T/pod

Capacidade de carga: 15 europaletes

Autonomia: 200 km

Velocidade máxima: 85 km/h (controlada eletronicamente)

Capacidade da bateria: 200kWh

Tamanho: 7 x 2,5 m

Peso Bruto Total: 26 toneladas

 

T/log

T/Log

Capacidade de carga: 16 toneladas

Autonomia: 200 km

Velocidade máxima: 85 km/h (controlada eletronicamente)

Capacidade da bateria: 300kWh

Tamanho: 7,3 x 2,5 m

Peso Bruto Total: 26 toneladas

 

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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