Na noite da última terça feira, 29, Dória e Tarcísio Freitas, Ministro da Infraestrutura, assinaram protocolo de intenções entre o Governo do Estado de São Paulo e o Federal para construção do Trecho Norte do Ferroanel.
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Segundo o atual governador do estado, João Dória, após 45 anos de debate o Ferroanel vai se materializar. A viabilidade da obra se dará com investimentos do Governo Federal, cujos recursos serão do acordo de concessão ferroviária da MRS Logística.
O acordo
Em até 45 dias, o Governo Federal abrirá consulta pública a respeito do aditivo da concessão de ferrovia federal à MRS Logística por mais 30 anos. Esse aditivo, que deve ser assinado ainda este ano, garantirá a permissão à União, que destinará exclusivamente ao transporte férreo.
Segundo o Ministro, esse protocolo representa a aliança dos governos Federal e Estadual. É o aproveitamento de uma grande oportunidade que é a prorrogação antecipada dos contratos de concessão de ferrovias para a viabilização de investimentos importantes.
O Trecho Norte do Ferroanel terá 53 quilômetros, desde o bairro de Perus, na zona norte, até Itaquaquecetuba. O investimento será de R$ 3,5 bilhões. Estima-se que sejam transportadas 67 milhões de toneladas de produtos por ano, substituindo mais de 2,8 mil caminhões nas estradas.
O Ferroanel também será usado para transporte de passageiros, de modo segregado ao transporte de cargas. Mais de três milhões de pessoas são esperadas neste trecho que deverá ficar pronto em 4 anos a partir do início das obras.
Ferrovia é a solução?
Muita gente diz que o Brasil deveria investir em ferrovias, mas isso soluciona o problema dos transportes? O caminhão sumiria? Veja essas e outras questões neste vídeo.
Adaptado de SP Norte