Nesta última semana, a Ford abriu as portas de seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia em Tatuí (SP) para divulgar parte dos trabalhos realizados pela montadora na evolução dos seus veículos. Além disso, a foi apresentada a E-Transit, a versão elétrica do furgão da marca que vem passando por testes.
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia
Localizado a 149 km da capital paulista, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford possui uma área total de 4,66 milhões de m³ onde são realizadas diversas análises nos veículos da marca que são comercializados em toda América Latina e até nos Estados Unidos.
No complexo, alguns testes nos laboratórios, como o do nível de ruído nos veículos; os testes virtuais, simulando condições diferentes de solo; e testes em pistas, com 20 quilômetros de pista asfaltada e 40 quilômetros em off-road.
A Gerente do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, Marinna Silva, destacou a integração entre os setores como o diferencial do complexo da Ford:
“A gente integra laboratórios, pistas e um time de engenharia altamente qualificado, então, é algo único que existe aqui no Brasil e que a gente não vê em outros centros testes, mesmo de outras montadoras, esse é o nosso grande diferencial”.
A E-Transit – Fase de testes e câmbio automático
Com foco na renovação sustentável da frota de veículos no país, a Ford já pensa e trabalha em veículos autônomos e elétricos. Por falar nos elétricos, dois veículos foram apresentados pela montadora estadunidense: O Mustang E-Mach e a Ford E-Transit.
Segundo informações divulgadas pela empresa, a versão elétrica do furgão ainda está em fase de testes, mas foi possível observar um fator muito requisitado por quem utiliza esse tipo de veículo: o câmbio automático.
Além disso, encontramos algumas novidades na cabine da E-Transit ao compararmos com as outras versões da linha, de passageiros e de carga, como o sistema Start-Stop, o painel multimídia remodelado e o suporte para copos. Em relação a esses detalhes e informações como diferenciais, preços e quando chegará ao mercado, a montadora ainda não entrou em detalhes.
Sobre as inovações sustentáveis e os testes com elétricos, Marinna afirmou que o consumidor é o principal elemento no desenvolvimento de veículos, focando no futuro da mobilidade:
“Esses testes que nós estamos realizando aqui, a gente vem focando muito na experiência do consumidor. Quando a gente fala de veículos elétricos, de autônomos, estamos trazendo o consumidor como o principal elemento, muito mais do que o carro. […] Muito do que a gente está fazendo aqui em Tatuí é simulando condições que vão acontecer na rua, trazendo isso pra cá (centro de testes) e garanta que o cliente vai ter a melhor experiência, algo que esperamos com o Mustang, com a E-Transit e com os veículos autônomos”.
Linha Transit
Em 2021, fizemos uma matéria especial sobre o lançamento da nova linha Transit e as novidades do veículo. Confira no vídeo abaixo:
Veja Também: Focando em Conectividade, Ford lança nova versão Furgão da Transit
Por Daniel Santana