Ônibus urbanos e rodoviários adaptados ao PROCONVE 8 foram destaques na Lat.Bus

A Lat.Bus, a maior feira de mobilidade da América Latina, ocorreu entre os dias 9 e 11 de agosto de 2022. Após dois anos sem o evento presencial, fabricantes de veículos aproveitaram para apresentar seus veículos rodoviários que já atendem as normas da PROCONVE 8, correspondente ao EURO 6, e chegam ao mercado a partir de janeiro de 2023. 

Representantes de instituições ligadas ao transporte de pessoas, como a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), falaram sobre a expectativa do retorno presencial das feiras em que as pessoas poderão conferir de perto as novidades tecnológicas com foco na descarbonização. Ressaltaram ainda o momento de crescimento do setor, um dos mais afetados pela pandemia e que chegou a ter uma produção de chassis 50% menor do que em 2019.

Ônibus atualizados para o PROCONVE 8/ EURO 6

A partir de janeiro de 2023, entrarão em vigor as normas do PROCONVE 8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que equivale a lei europeia EURO 6. Aproveitando o momento da Lat.Bus, a Scania apresentou sua linha K de ônibus urbanos e rodoviários 4×2, 6×2 e 8×2, com chassis até 2% mais leve e que promovem uma redução de 8% no consumo de combustível, segundo a montadora.

Ônibus urbanos e rodoviários adaptados ao PROCONVE 8 foram destaques na Lat.Bus
Ônibus urbano e rodoviário da Scania que atende ao PROCONVE 8/ EURO 6
Foto: Divulgação/ Scania
Ônibus urbanos e rodoviários adaptados ao PROCONVE 8 foram destaques na Lat.Bus
Chassi de modelo Scania
Foto: Divulgação/ Scania

A Marcopolo também trouxe seus substitutos rodoviários da linha G8 (Geração 8) com promessa de 6% a menos de consumo de combustível e que já teve 275 unidades entregues. São os substitutos da G7, linha que a empresa pretende manter para atender aos clientes que estão se estabilizando no mercado.

Ônibus urbanos e rodoviários adaptados ao PROCONVE 8 foram destaques na Lat.Bus
Linha G8 da Marcopolo
Foto: Divulgação/ Marcopolo

A Volkswagen mostrou os sucessores de seus chassis, os modelos VolkBus micro-ônibus 11.180 e ônibus 17.230, este último com motor dianteiro. Ambos com uma capacidade para mais passageiros e sistemas mais rebuscados de frenagem.

Ônibus urbanos e rodoviários adaptados ao PROCONVE 8 foram destaques na Lat.Bus
Chassis Euro 6 da linha VolkBus
Foto: Divulgação Volkswagen

Já a IVECO Bus trouxe os sucessores das vans Daily Minibus 45 e 50, que passaram a ter o que a montadora entende ser a quantidade de cavalos adequadas para seus modelos. O 45.170 torna-se 45.160, com 160 cavalos, e o modelo 50.170 muda para 50.180, com 180 cavalos. Os veículos estão adaptados ao EURO 6 com uma autonomia no tanque de Arla que exige somente 3 a 4 abastecimentos de Arla por ano.

Bus 50.180 Foto: Divulgação/ IVECO Bus
Ônibus urbanos e rodoviários adaptados ao PROCONVE 8 foram destaques na Lat.Bus
Bus 45.160 Foto: Divulgação IVECO Bus

 

A linha Bus para fretamento e turismo de 10 a 17 toneladas também se adequa ao PROCONVE 8 mantendo os chassis e os itens dos modelos anteriores com mudança na injeção de gás de EGR para SCR, agora com a denominação Hi-SCR. O Bus 10.190 permanece com o nome e o 17S28 passa a se chamar 170.280. 

Ônibus urbanos e rodoviários adaptados ao PROCONVE 8 foram destaques na Lat.Bus
Chassi do Bus 10.190
Foto: Divulgação/ IVECO bus
Ônibus urbanos e rodoviários adaptados ao PROCONVE 8 foram destaques na Lat.Bus
Chassi Bus 17.280
Foto: Divulgação/ IVECO Bus

Lançamentos em PROCONVE 8/ EURO 6 

Os lançamentos rodoviários e urbanos em PROCONVE 8/ EURO 6 da feira ficaram por conta da Volvo e Mercedes-Benz . Ambos com foco em maior capacidade de passageiros e rentabilidade para os frotistas. 

A Volvo apresentou o rodoviário B510R com tecnologia europeia e promessa de redução de 9% do consumo de combustível em relação as linhas anteriores. Foi desenvolvido com o chassi e itens do caminhão Volvo FH e está disponível em 4 modelos (B380R, B420R, B460R e B510R), que suportam carga maior que as versões anteriores.

  • 4×2- 19,5 toneladas de PBT (Peso Bruto Total)
  • 6×2- 24,75 toneladas de PBT 
  • 8×2- 29,25 toneladas de PBT
Ônibus urbanos e rodoviários adaptados ao PROCONVE 8 foram destaques na Lat.Bus
Volvo B510R e abaixo o seu chassi
Foto: Divulgação/ Volvo

As tecnologias também incluem freio motor 30% mais potente e sistemas do visor que sinalizam uma possível colisão, o que traz mais segurança para condutor e passageiros na frenagem. Assim como a Volvo, a Mercedes-Benz também apresentou seus rodoviários e urbanos com motor adaptado à EURO 6 e com investimentos com sistemas de frenagem mais requintados, que chegam a fazer a leitura de pedestres na pista e intervém sem a ação motorista. 

Ônibus urbanos e rodoviários adaptados ao PROCONVE 8 foram destaques na Lat.Bus
O500 lançamento da Mercedes-Benz com sistema de frenagem que detecta pessoas na pista
Ônibus urbanos e rodoviários adaptados ao PROCONVE 8 foram destaques na Lat.Bus
Chassis de um dos veículos da linha O que estão adaptados ao PROCONVE 8/ EURO 5
Foto: Divulgação/ Mercedes-Benz

Os chassis dos novos modelos OM 924 LA, OM 926 LA e OM 460 LA possuem um sistema de telemetria próprio para ônibus. Os modelos estão aptos para uso do biodiesel até 15% com diesel S10 e outros combustíveis alternativos como HVO (Óleo Vegetal de Hidrogênio). 

Por Jacqueline Maria da Silva

 

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