sexta-feira, novembro 22, 2024

Governo cria canal de denúncias para condições de terminais de carga

CoronavírusGoverno cria canal de denúncias para condições de terminais de carga

O Ministério da Infraestrutura vai utilizar seu canal de ouvidoria e o aplicativo InfraBR para receber denúncias de más condições em terminais de carga do transporte rodoviário. A medida faz parte de uma série de ações criadas em conjunto com entidades que representam grandes embarcadoras para garantir maior proteção aos profissionais de transportes.

Nesta sexta-feira (03/04), em videoconferência com a presença da ministra Tereza Cristina (Agricultura), também houve avanço na redação de um protocolo de intenções que busca padronizar ações voltadas à proteção e ao apoio aos caminhoneiros.

“O setor produtivo sabe da importância de garantirmos as condições para que os profissionais de transportes continuem trabalhando e abastecendo o nosso país. A ideia é padronizar o atendimento nos terminais com a oferta de alimentação e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), orientar pela higienização correta do ambiente de trabalho e reforçar o modelo de agendamento para evitar aglomerações. Para isso, também vamos contar com a ajuda dos próprios profissionais na fiscalização dos locais em todo Brasil”, explicou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

AÇÕES DAS EMPRESAS – Algumas iniciativas já vêm sendo tomadas pelas próprias empresas. A Ambev entregou 15 mil frascos de álcool em gel ao Ministério da Infraestrutura para distribuição aos caminhoneiros. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) se comprometeu a oferecer alimentação a todos os motoristas nos 158 pátios em que opera. A VLI está oferecendo 100 mil itens de alimentação, lanche para viagem e higiene pessoal.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Postos Fiscais

Outra reclamação dos caminhoneiros são os postos fiscais. Eles continuam funcionando, porém nas mesmas condições de higiene e estrutura de sempre, ou ainda piores. Banheiros sujos, falta de sabão, demora para atendimento e aglomeração de motoristas, tudo isso é relatado pelos estradeiros. A questão é que o posto fiscal não cabe à Federação e sim a cada estado, por isso a reclamação deve ser feita diretamente ao estado que tem o posto em más condições.

Caso você passe por um posto fiscal em condições ruins, grave, faça fotos, mande pra gente e para o estado em questão.

 

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

1 COMENTÁRIO

  1. BOM DIA A TODOS O POSTO FICAM DA DÍVIDA DO PARA COM MARANHÃO E UMA VERGONHA SÓ BURACO E NÃO TEM NADA DE HIGIENE SÓ CORRUPTOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados