Na segunda-feira (1º), o Governo de São Paulo implementará uma redução média de 9% nos pedágios de sete praças do Lote Noroeste de rodovias, nas regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, Ribeirão Preto e Barretos. As tarifas mais baratas serão aplicadas na malha de 442 km que será transferida para a concessionária EcoNoroeste, vencedora de licitação que também prevê cobrança reduzida para motoristas que usam o trecho com frequência.
De acordo com a Artesp, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a EcoNoroeste vai assumir a operação da malha que estava sob responsabilidade da empresa Triângulo do Sol. O percentual de queda vai variar de acordo com o ponto de cobrança dos pedágios.
Mudanças nos pedágios
Veículos equipados com sistemas automáticos de pagamento terão desconto adicional de 5%. Outra novidade é o chamado Desconto de Usuário Frequente, que concede abatimento de até 95% no valor para os motoristas que mais trafegam pelas mesmas praças de pedágio a cada mês. O benefício estará disponível para quem utiliza pagamento automático. Haverá também, a partir do início de maio, a cobrança de pedágio para motos, prevista nos contratos de concessão desde 2009.
Milton Persoli, diretor-geral da Artesp, afirma que a redução nos valores dos pedágios trará maior economia ao condutor que roda com frequência pelo trecho: “O desconto médio de 9% nas tarifas é um dos grandes benefícios para o usuário nesta concessão. Esse abatimento pode chegar a até 95% para quem passa muitas vezes pela mesma praça de pedágio. Além disso, também haverá investimentos na modernização da malha viária para garantir mais segurança e agilidade ao tráfego”.
Vale destacar que o Lote Noroeste abrange 600 km de rodovias, sendo que a malha total também inclui segmentos ainda sob concessão da Tebe e que ainda serão transferidos para a nova concessionária. O novo contrato prevê investimentos de R$ 13,9 bilhões, entre obras e operações ao longo de 30 anos. A estimativa é que a concessão gere até 26 mil empregos entre 2023 e 2027.
Novas tecnologias no pagamento
O Lote Noroeste também terá novas tecnologias nos pedágios, como pagamento com cartão de crédito e débito por aproximação, o que já ocorre em 99 praças das rodovias concedidas do Estado. Outra novidade, que será implementada de forma gradual a partir do segundo ano de contrato, é o Sistema Free Flow, com cobrança 100% automática por meio de pórticos com sistemas eletrônicos de controle de fluxo e identificação de veículos.
Outro recurso para melhorar a fluidez e a segurança é a pesagem de caminhões na própria faixa de rolamento, também por meio de sensores automatizados. As rodovias também vão ter câmeras com análise inteligente para detecção de veículos parados ou presença de pedestres na pista, permitindo ações mais rápidas de atendimento e socorro.
Como funciona o sistema de pedágio Free Flow?
E se o tema é pedágio, vamos falar sobre o Free Flow. Saiba o que é e como funciona o sistema de pagamento onde não há praça de pedágio, nem cancela, apenas pórticos de última geração que já fazem a leitura do veículo. Saiba ainda quais são as vantagens e onde encontrar os pórticos.
Veja Também: Rodoanel Norte terá uso do sistema free flow
Por Daniel Santana com informações do Governo do Estado de São Paulo