A Nissan apresentou na Europa um furgão elétrico com autonomia de 460 quilômetros. Disponível apenas na versão furgão, a utilitária chega com capacidade de reboque de 2.500 kg.
Segundo a fabricante japonesa, o carregamento rápido em corrente contínua (DC) pode ser feito em apenas 30 minutos, para uma autonomia prioritária de 252 km. Já para a carga total, é necessário cerca de 10h. O motor elétrico que movimenta a utilitária tem 87 kWh.
Além da versão furgão, inicialmente apresentada, a Nissan confirma que a nova geração chegará ao mercado com diversas versões de carroceria, chassi-cabina, basculante, caixa aberta com laterais rebatíveis, chassi-plataforma, caixas fechadas, entre outras.
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Segundo o responsável por veículos comerciais leves da Nissan Europa, Nicolas Tschann, a nova geração do Nissan Interstar é “o melhor aliado” para negócios essenciais que a sociedade precisa para funcionar.
No Brasil, a Ford lançou recentemente a Transit elétrica. A BYD também comercializa a T3. Ou seja, as opções eletrificadas para o trabalho estão começando a chegar. Vale avaliar se a opção é uma boa para o negócio pretendido.
Versão elétrica da Ford Transit chassi-cabine no Brasil
A E-Transit chassi-cabine chega homologada para dois PBTs, 3,5 e 4,2 toneladas, assim como a versão a combustão. E tanto a versão furgão quanto a versão chassi-cabine são equipadas com motor elétrico de 198 kW, o equivalente a 269 cv.
O torque é de 430 Nm, com uma grande diferença em relação aos modelos a diesel, esse torque já está disponível desde o primeiro segundo da operação. Ou seja, não há a necessidade de subir giro até um determinado valor para conseguir o torque máximo. A tração é traseira.
No quesito capacidade de carga, a Transit elétrica chassi-cabine pode levar até 21m³. Quanto ao peso, a versão 3,5t leva até 1.300kg, enquanto a versão 4,2t, 2.100kg. Embora a bateria seja um componente pesado, a eliminação de outras muitas peças, já que a mecânica do elétrico é mais simples, fez com que a versão elétrica perdesse apenas 100kg em relação à versão a combustão, que leva 1.400kg para o modelo de 3,5t. Não é possível comparar o outro modelo porque a versão elétrica é 4,2t enquanto o modelo a diesel é para 4,7t.
O carregador é do Tipo 2 e permite carregamento em corrente contínua (115kW) em até 35 minutos e em corrente alternada (até 11,5kM) em até 8 horas.
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Por Rodrigo Samy, com informações da Nissan e Ford
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.