A principal fornecedora de ônibus escolar para o Caminho da Escola, a Iveco, apresentou o novo Ônibus Rural Escolar 2. Entre as novidades está a opção na carroceria Busscar, além da Mascarello, já conhecida.
Iveco revela nova versão do Ônibus Rural Escolar
A capacidade continua sendo para 44 alunos, mais o motorista. O motor é o 10-190 de 190 cv. Enquanto a outra opção, oferecida pela primeira vez pelo programa, é a 15-210 (ORE 3), de 210 cv, para 59 alunos e motorista.
Os números da Iveco apontam para mais de 2.000 solicitações de adesão aprovadas. Há pedidos da Bahia, Mato Grosso e Pernambuco.
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Confortáveis e espaçosos, os Iveco para o Caminho da Escola combinam potência, resistência, acessibilidade, conforto e segurança.
Chassi reforçado do Iveco Bus
O novo Iveco Ônibus Rural Escolar tem além do chassi reforçado, os balanços dianteiro e traseiro reduzidos, bem como um bloqueio de diferencial automático.
Tanto é que Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina diz: “Palco de avanços e conquistas para os municípios, a marcha tem papel decisivo na construção de políticas públicas voltadas à educação brasileira. Para nós, é muito importante participar deste momento junto aos nossos parceiros”.
Iveco participa do programa “Caminho da Escola” desde 2009, entregando ônibus escolares adaptados às áreas rurais. Até 2023, a fabricante já havia entregue mais de 8.000 unidades.
Entenda como funciona o Ônibus Rural Escolar
O programa “Ônibus Rural Escolar” (ORE) é uma iniciativa do governo brasileiro destinada a fornecer transporte escolar adequado para estudantes que residem em áreas rurais.
O programa é parte do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), que visa garantir que todos os alunos tenham acesso seguro e regular às escolas, independentemente de onde moram os alunos ou estudantes do Brasil.
Por Rodrigo Samy, com informações da Iveco
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.