O que você pensaria se presenciasse um caminhão puxando outro com fiações e luzes penduradas? Opção 1: uma gambiarra, opção 2: algo normal.
Durante uma das viagens no trecho de rodovia para gravação do programa Pé na Estrada, a equipe de reportagem se deparou com essa situação: dois ônibus municipais que estavam sendo rebocados portavam na traseira de sua carroceria uma lanterna com fiações que se estendiam nas laterais do veículo até o cavalo trator, com fiações que remetem a famosa “gambiarra”. Fica a pergunta: Lanternas no reboque é gambiarra ou lei?
Os veículos transitavam normalmente porque esse modelo de sinalização é necessário, pois está previsto em legislação. O método é descrito na resolução 383, de 2011, do Conselho Nacional de Transito (CONTRAN), que fornece diversas diretrizes para sinalização de veículos. O conteúdo referente a sinalização de reboques pode ser encontrado no artigo 4.22.9 do documento.
Ou seja, o aparato descrito no início do texto como sendo uma “gambiarra”, nada mais é do que uma conexão entre o sistema de frenagem e sinalização do cavalo que faz o reboque com o veículo que está sendo rebocado.
Só para ciência, a resolução modifica a lei Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro. Depois dela, já vieram outras medidas que atualizaram as normas de sinalização. Uma das mais recentes é a resolução 667 do CONTRAN, que muda as regras para instalação de faróis, conforme publicamos aqui no site em janeiro de 2021.
A importância das lanternas no reboque
O nome apropriado para essas lanternas seria aparato de iluminação e ele é de extrema importância para a segurança do condutor e dos veículos que estão no entorno da estrada enquanto ele trafega. Isto porque quando o motorista freia ou dá seta no veículo trator, a informação é levada até o carro rebocado e o automóvel de trás consegue entender os movimentos e ações do motorista. Além disso, é possível enxergar o veículo que está à frente evitando colisões.
Viu como é importante se informar antes de tirar alguma conclusão? Aliás, no YouTube você encontra o nosso programa Trucão e Toco, onde esclarecemos dúvidas relacionadas ao tema transporte, caminhoneiros e rodovias. Uma das mais recentes foi sobre o uso de farol no teto do veículo. Confere lá.
Por Jacqueline Maria da Silva