Lote 5 das rodovias integradas do Paraná tem vencedor definido para concessão

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O lote 5, o último dos seis lotes das rodovias integradas do Paraná, teve o vencedor definido nesta quarta-feira, dia 30. A Reune Rodovias Holding II S.A. venceu a concessão do trecho, oferecendo desconto de 23,83% sobre a Tarifa Básica de Pedágio.

Além disso, o Grupo Pátria, ofereceu um aporte de recursos vinculados na ordem de R$ 399,4 milhões, assegurando investimentos de R$ 11,6 bilhões nos próximos 30 anos.

O trecho contém 432,77 km de extensão, entre as rodovias Integradas do Paraná desse lote estão: BR-163/369/467 e PR-158/317/467/977/978.

 

Grupo Pátria assumirá as rodovias do lote 5 do Paraná

O Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná, marca o encerramento de um ciclo de seis concessões conduzidas pela ANTT no estado, um pacote que soma cerca de R$ 100 bilhões em investimentos, integrando rodovias federais e estaduais.

Esse lote conecta regiões estratégicas como Maringá, Cascavel e Guaíra, além de interligar o Paraná a estados vizinhos e ao Paraguai.

Entre as melhorias previstas estão: a duplicação de 238,57 km do trecho, a construção de 19,99 km de vias marginais, duas correções de traçado; 7 trombetas (6 implantações e 1 melhoria); 5 passarelas; 86 acessos; 44 pontos de ônibus; 9 barreiras acústicas; 3 passagens de fauna e um ponto de parada e descanso.

 

Lote 5 é composto é por rodovias de escoamento agrícola

O Grupo Pátria, vencedor da administração desse lote, também administra as rodovias do lote 1. Esse é o último lote leiloado pela ANTT, o anterior foi o lote 4 na última semana. Os lotes 3 e 6 foram a certame em 2024. Já os lotes 1 e 2 em 2023.

O Lote 5 é considerado estratégico por integrar importantes polos produtivos e rotas de exportação do estado, conectando cooperativas agrícolas, indústrias e centros logísticos a portos e fronteiras internacionais. A modernização dessas vias reduzirá custos de transporte. Além disso, aumentará a competitividade regional e trará ganhos diretos para o consumidor, com produtos mais acessíveis e maior segurança nas estradas.

A assinatura do contrato está prevista para fevereiro de 2026 e a cobrança de pedágio deve começar cerca de dois meses depois, seguindo o padrão dos lotes anteriores.

 

Veja também: Conheça a vencedora da concessão da Rodovia do Café e das outras rodovias do lote 4 do Paraná

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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