A MAN Truck & Bus continua a expandir o seu portfólio de caminhões elétricos na Europa. Após iniciar as vendas do MAN eTGX, o seu maior modelo para transporte de longa distância, a fabricante alemã apresenta novas versões.
MAN amplia portfólio de caminhões elétricos
São dois novos chassis (4×2 e 6×2) que podem carregar entre 18 e 28 toneladas. Entre as aplicações dos modelos estão: coleta de lixo, basculantes, plataforma, limpa-neves (no caso da Europa), além de outras possibilidades.
“Com o novo chassi eTruck, estamos avançando cada vez mais para aplicações industriais. Isso significa que nossa linha elétrica pioneira não é muito inferior à nossa linha diesel anterior, mesmo em carrocerias especializadas”, afirma Stefan Schall, Diretor de Vendas de Caminhões da MAN, na Alemanha.
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Os novos chassis eTGX e eTGS podem ser escolhidos com três, quatro, cinco ou seis baterias. Elas podem ser colocadas em posições, conforme a necessidade do cliente ou do implemento.
MAN aumenta opções e versões dos caminhões elétricos
Existem nove distâncias de entre eixos diferentes, seis variantes de cabina, eixos de arraste direcional ou não, dois tipos de suspensão pneumática e modos de condução especialmente adaptados a cada aplicação.
Mesmo na versão com menor distância de entre eixos (3,75 metros), o caminhão pode abrigar cinco baterias de 400 kWh.
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Elas somadas oferecem 500 quilômetros de autonomia em condições normais. Para a quilometragem diária típica em aplicações municipais (coleta de lixo, por exemplo), menos baterias são suficientes.
Conforme a MAN, a autonomia total da bateria é de 1,6 milhão de quilômetros ou de até 15 anos, dependendo do tipo de aplicação.
Por Rodrigo Samy, com informações da MAN
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.