sexta-feira, outubro 18, 2024

Mesmo com balança fechada, motorista leva multa por evasão

RodoviasMesmo com balança fechada, motorista leva multa por evasão

O Pé na Estrada, frequentemente, recebe questionamentos sobre cobranças irregulares durante a passagem de motoristas por balanças, mesmo elas estando fechadas.

A maioria comprova que o sistema de pesagem estava fechado, no momento da passagem, mas que apesar disso, a notificação acabou chegando. Ou seja, mesmo com balança fechada, motorista leva multa por evasão. 

Balança fechada e motorista com multa por evasão

Na reportagem de Thaís Corrêa com o título – Você passa na balança fechada para não levar multa? Veja como os motoristas evitam a infração – é reforçado que há falhas no sistema.

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) explica por meio de nota que os radares são integrados ao sistema de pesagem e averiguados por relatórios, caso chegue algum recurso de multa.

Radar e balança são interligados diz ANTT

A Agência também explicou que os sistemas de combate à evasão são integrados aos sistemas de pesagem.

Nos casos em que há defesa/recursos de autos de infração com alegação de que o posto estaria fechado, os analistas da ANTT têm à disposição relatórios com todos os horários de fechamentos de postos de pesagem.

Mas, na prática, as balanças estão punindo mesmo 

Apesar das inúmeras explicações, erros continuam acontecendo e sendo registrados pelos próprios caminhoneiros. O transportador Gelson Bortolanza, por exemplo, tem cerca de 10 notificações por evasão.

Ele explica que há cones posicionados para impedir a passagem do veículo na balança quando ela está fechada e logo adiante estão os radares, formando uma espécie de arapuca. 

Para entender o tamanho do descaso, o motorista fez a imagem dele passando pela balança fechada e registrou a chegada da notificação.

Balança fechada notifica caminhoneiros
Balança fechada com cones notifica caminhoneiros

Ou seja, mesmo fechada o radar está multando

“Eles impedem que a gente entre no acesso e acabam jogando a gente para a pista, onde estão os radares e sensores. Todas às vezes que os nossos motoristas passam pelo KM 74 da Castelo Branco, sentido capital, e ficam impedidos de entrar na balança, mesmo com ela fechada, e a multa acaba chegando”, explica o transportador.

A própria CCR ViaOeste se contradiz em nota, afirmando que a balança seletiva realiza a triagem dos caminhões, orientando os motoristas por painéis de mensagem variável (PMV) e semáforos.

Na prática, as balanças estão punindo mesmo fechadas 

O caso do Bortolanza não é um simples painel indicativo, pois mesmo com o sinal de aviso fechado, a multa está chegando.

Mas mesmo assim a nota acrescenta que é importante destacar que, caso o PMV indique “Fechado” e o semáforo esteja vermelho, os veículos devem passar por fora do PGF.

Saiba mais: Tipos de caminhão: saiba quais são, capacidades e tamanhos

No entanto, se os caminhões permanecem na fila da balança seletiva, devem obedecer ao semáforo. O não cumprimento da sinalização pode resultar em multas aplicadas pelo DER.

Cones impedem a passagem na balança

“A grande questão é que nas imagens os cones colocados impedem que os motoristas passem na área da balança, mesmo com ela fechada ou não. Ou seja, estamos levando multa sem estar infringindo a lei”, finaliza.

Vale dizer que a multa por evasão de balança é grave, com o valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira.

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Bortolanza explica que já entrou em contato com a CCR e com o DER, mas que nenhuma resposta foi dada sobre o caso. Enquanto isso, ele está recorrendo das multas, mas o trauma continua. 

Veja outras matérias sobre balança:

Balança de pesagem de caminhão: Entenda o que muda na nova lei!

Cavalo mecânico precisa passar na balança?

ANTT inaugura balança de pesagem em movimento para fiscalizar veículos pesados

 

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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