O Pé na Estrada, frequentemente, recebe questionamentos sobre cobranças irregulares durante a passagem de motoristas por balanças, mesmo elas estando fechadas.
A maioria comprova que o sistema de pesagem estava fechado, no momento da passagem, mas que apesar disso, a notificação acabou chegando. Ou seja, mesmo com balança fechada, motorista leva multa por evasão.
Balança fechada e motorista com multa por evasão
Na reportagem de Thaís Corrêa com o título – Você passa na balança fechada para não levar multa? Veja como os motoristas evitam a infração – é reforçado que há falhas no sistema.
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) explica por meio de nota que os radares são integrados ao sistema de pesagem e averiguados por relatórios, caso chegue algum recurso de multa.
Radar e balança são interligados diz ANTT
A Agência também explicou que os sistemas de combate à evasão são integrados aos sistemas de pesagem.
Nos casos em que há defesa/recursos de autos de infração com alegação de que o posto estaria fechado, os analistas da ANTT têm à disposição relatórios com todos os horários de fechamentos de postos de pesagem.
Mas, na prática, as balanças estão punindo mesmo
Apesar das inúmeras explicações, erros continuam acontecendo e sendo registrados pelos próprios caminhoneiros. O transportador Gelson Bortolanza, por exemplo, tem cerca de 10 notificações por evasão.
Ele explica que há cones posicionados para impedir a passagem do veículo na balança quando ela está fechada e logo adiante estão os radares, formando uma espécie de arapuca.
Para entender o tamanho do descaso, o motorista fez a imagem dele passando pela balança fechada e registrou a chegada da notificação.
Ou seja, mesmo fechada o radar está multando
“Eles impedem que a gente entre no acesso e acabam jogando a gente para a pista, onde estão os radares e sensores. Todas às vezes que os nossos motoristas passam pelo KM 74 da Castelo Branco, sentido capital, e ficam impedidos de entrar na balança, mesmo com ela fechada, e a multa acaba chegando”, explica o transportador.
A própria CCR ViaOeste se contradiz em nota, afirmando que a balança seletiva realiza a triagem dos caminhões, orientando os motoristas por painéis de mensagem variável (PMV) e semáforos.
Na prática, as balanças estão punindo mesmo fechadas
O caso do Bortolanza não é um simples painel indicativo, pois mesmo com o sinal de aviso fechado, a multa está chegando.
Mas mesmo assim a nota acrescenta que é importante destacar que, caso o PMV indique “Fechado” e o semáforo esteja vermelho, os veículos devem passar por fora do PGF.
Saiba mais: Tipos de caminhão: saiba quais são, capacidades e tamanhos
No entanto, se os caminhões permanecem na fila da balança seletiva, devem obedecer ao semáforo. O não cumprimento da sinalização pode resultar em multas aplicadas pelo DER.
Cones impedem a passagem na balança
“A grande questão é que nas imagens os cones colocados impedem que os motoristas passem na área da balança, mesmo com ela fechada ou não. Ou seja, estamos levando multa sem estar infringindo a lei”, finaliza.
Vale dizer que a multa por evasão de balança é grave, com o valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira.
Bortolanza explica que já entrou em contato com a CCR e com o DER, mas que nenhuma resposta foi dada sobre o caso. Enquanto isso, ele está recorrendo das multas, mas o trauma continua.
Veja outras matérias sobre balança:
Balança de pesagem de caminhão: Entenda o que muda na nova lei!
Cavalo mecânico precisa passar na balança?
ANTT inaugura balança de pesagem em movimento para fiscalizar veículos pesados
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.
Eita, Brasil!!!!