A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apresentou na Fenatran seus números referentes ao mês de outubro de 2022. De acordo com os dados apresentados, foi possível constatar uma ligeira queda nas vendas de automóveis na comparação com setembro deste ano. Ainda assim, a perspectiva da Associação para os últimos meses do ano em relação a produção, vendas e exportação é muito positiva.
A Anfavea também destaca que o ritmo de emplacamentos seguia com bom andamento ao longo do mês, mas acabou sendo afetado pelas paralisações nas rodovias brasileiras na última semana de outubro.
Produção, Vendas e Exportação em outubro
A análise de outubro apresentou números positivos em relação à produção e exportação e uma queda nos emplacamentos. Como já dito acima, a Anfavea relaciona alguns fatores cruciais no mês para as baixas em produção e vendas se comparado a setembro, como as já citadas manifestações políticas nas estradas. Em contraponto, a retomada da normalidade nos embarques nos portos do país, foi algo positivo nas exportações, com destaque para o crescimento de Chile e México.
Na comparação de outubro com setembro, a produção de 207,8 mil autoveículos foi 0,8% menor, os emplacamentos de 180,9 mil fecharam em queda de 6,7%. As exportações fecharam outubro com 42,8 mil veículos enviados ao exterior, totalizando uma alta de 49,8%.
Na análise com outubro de 2021, houve alta em todos os índices: 15,1% de alta na produção, 11,4% nas vendas e 43,5% nas exportações.
Vendas de Caminhões Elétricos e a Gás segue em alta
Talvez o grande destaque da Fenatran 2022, os veículos movidos a combustíveis alternativos também obtiveram bons números em outubro. A comercialização de caminhões e ônibus elétricos ou movidos a gás fechou o mês em alta com 112 veículos vendidos, sendo o terceiro melhor desempenho no ano, ficando atrás apenas de março (113 vendas) e fevereiro (201 vendas). Já no acumulado, 2022 já é o melhor ano em relação a vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás com 925 veículos emplacados até o momento.
Otimismo para os últimos meses do ano
No balanço anterior, referente a setembro, a Anfavea projetou um quarto e último trimestre de 2022 positivo para o setor. Neste mês, a Associação ressaltou essa perspectiva e destacou ainda que espera crescimento em novembro e dezembro, mesmo com acúmulo de feriados e com e a Copa do Mundo acontecendo excepcionalmente no final do ano.
O retorno da Fenatran após dois anos também é um dos pontos que levam a Anfavea a acreditar em um encerramento de ano e quarto trimestre positivos para o setor, vista as possibilidades de negócios existentes dentro da feira.
Por Daniel Santana com informações da Anfavea