quarta-feira, janeiro 22, 2025

Minas Gerais aumenta o uso da borracha de pneus no asfalto

RodoviasMinas Gerais aumenta o uso da borracha de pneus no asfalto

O estado de Minas Gerais aumenta o uso da borracha de pneus no asfalto. Segundo estimativas, o volume foi 2.400% superior nos últimos cinco anos. Ou seja, de 1.107 toneladas em 2020, a quantidade subiu para 40.115 toneladas em 2024.

Minas Gerais aumenta o uso da borracha no asfalto

Com isso, o DER-MG é o maior usuário do asfalto borracha, com um total de 80 mil toneladas ou algo equivalente à 1,6 milhão de pneus.

Logo, o aumento do asfalto de borracha em Minas foi impulsionado pelo programa de recuperação das rodovias que abrange mais de 5,5 mil km.

Onde encontrar rodovias de borracha?

As estradas com asfalto de borracha estão nas rodovias MGC-496 (Corinto a Pirapora), MG-164 (Bom Despacho a Martinho Campos) e LMG-739 (Congonhas do Norte a Conceição do Mato Dentro). 

Para 2025, o DER-MG planeja recuperar mais de 400 quilômetros da malha estadual com asfalto borracha. 

Conformidade e durabilidade

Além dos ganhos ambientais, o asfalto borracha oferece maior durabilidade do pavimento em comparação ao asfalto convencional, reduzindo a necessidade de reparos.

Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, a iniciativa está em consonância com a Lei Estadual nº 18.719/2010.

Gráfico que mostra as vantagens do asfalto de borracha
Asfalto ecológico está presente nas estradas mineiras

Como é feito o asfalto ecológico?

O asfalto borracha é um tipo de revestimento de pavimento que inclui cerca de 15% de pó de pneu moído, resultante da reciclagem de pneus descartáveis.

Quando adicionado ao concreto asfáltico de petróleo (CAP) e aquecido em reatores específicos, gera uma mistura de alto desempenho com maior viscosidade, ponto de amolecimento e elasticidade em comparação ao asfalto comum.

Gráfico que mostra as vantagens do asfalto de borracha
Minas Gerais é o estado que mais consome o composto reciclado

Entenda como é feita a camada asfáltica:

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados