sexta-feira, novembro 22, 2024

4 mitos sobre coronavírus no transporte

Coronavírus4 mitos sobre coronavírus no transporte

Em meio a tantas notícias sobre o Covid-19 pode ficar difícil de saber o que é real e o que não é. Veja 4 notícias falsas, ou seja, mitos, sobre o coronavírus no transporte.

 

1 – Só caminhões de alimentos tem passagem garantida entre estados

ceasa nas cidades
Imagem: Ceasa DF

O mito surgiu com a ideia de alguns governadores de fechar suas fronteiras estaduais. Entretanto, não só produtos alimentícios são necessários neste momento. São necessários produtos que garantem o funcionamento de indústrias de alimentos, remédios, gases hospitalares, máquinas hospitalares e tantos outros setores. Por isso, cargas em geral seguem com circulação liberada entre os estados e também na maioria das fronteiras entre Brasil e seus vizinhos.

 

2 – Está liberado carregar com excesso de peso

Para agilizar o transporte e para evitar o contato entre pessoas, o governo Federal e diversos estados fecharam suas balanças de rodovias por 90 dias, mas as leis quanto ao excesso de peso continuam valendo. Como a polícia segue fazendo fiscalizações nas estradas, caso o motorista apresente nota com excesso de peso, ele continua podendo ser multado.  

 

3 – Fiscalizações de rotina e bafômetros estão suspensos

motorista bebado

Muita gente acreditou que a necessidade de distanciamento social tinha tirado feito com que a polícia parasse suas blitz e testes de bafômetro, porém a PRF explica que é necessário seguir com as fiscalizações e ela segue fazendo seu trabalho.

 

4 – Bebidas quentes, água a cada 15 minutos ou vitamina C matam o vírus

bebida quente que mata vírus é mais um dos mitos sobre coronavírus no transporte

Os motoristas estão enfrentando dificuldade de alimentação e higiene na estrada. Nessa situação, essas fórmulas aparecem como salvadoras da pátria, mas não se engane. Bebidas a 27 graus não matam o vírus, afinal, o corpo tem 36 graus, então ele sozinho bastaria, o que, sabemos, não é verdade. Tomar água e a quantidade correta de vitamina C é importante para a saúde geral do motorista, mas ainda não existe nenhum medicamento comprovado para uso específico contra o COVID-19, por isso, siga lavando as mãos e mantendo hábitos saudáveis de alimentação e higiene.

Não espalhe fake news e mitos sobre coronavírus no transporte. Antes de acreditar nos conteúdos recebidos por redes sociais, procure informar-se em veículos confiáveis. Se tiver dúvidas sobre uma notícia, pode mandar pra gente no 11 92000 5454.

 

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados