A Mercedes-Benz apresentou nessa quarta-feira, 17, sua nova linha de ônibus para o segmento urbano. Trata-se do novo Super Padron O 500 R 1830, que segundo a montadora, é o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento.
De acordo com a empresa alemã, a nova linha se destaca pela relação peso/potência com 310 cv do motor OM 926 LA e PBT (Peso Bruto Total) de 19.600 kg, o maior da categoria.
O Super Padron 4×2 é indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam corredores e faixas exclusivas. Segundo a marca, o O 500 R 1830 irá oferecer mais conforto e segurança para os passageiros, além de mais tecnologia para os motoristas. Vejamos a seguir as novidades desse lançamento.
Carrocerias de até 5 portas
O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até 5 portas: 3 à direita com degraus para acesso pela calçada e 2 à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais.
Os clientes podem escolher entre três versões de layout do novo Super Padron, mas que podem elaborar diversas combinações internas para melhor atender o transporte da sua cidade.
A de maior comprimento da carroceria, com 14 metros, pode ser configurada para até 95 passageiros (64 em pé, 30 sentados e 1 cadeirante) ou 90 passageiros (60 em pé, 29 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. Estas duas versões são indicadas para linhas mais longas, em que as pessoas ficam mais tempo sentadas.
Uma outra opção é a carroceria de 13,6 metros, com capacidade para até 100 passageiros (76 em pé, 23 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. Esta versão é indicada para linhas com maior frequência de embarque e desembarque. A encarroçadora fica a escolha do cliente.
Para promover uma maior acessibilidade na entrada e saída de passageiros no veículo, principalmente para pessoas com problemas de locomoção, o Super Padron conta com sistema de ajoelhamento de suspensão, que faz o degrau baixar a altura do piso.
Câmbio automático e volante multifuncional
O Super Padron vem com câmbio automático ZF Ecolife AP1200 de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa. Além do câmbio, a nova linha conta com um volante multifuncional com teclas, que evita que o motorista tire as mãos do volante para navegar no painel.
Economia operacional e de combustível
O novo modelo 4×2 da Mercedes-Benz vem para competir no mercado com as linhas 6×2 de 15 metros já que os dois ônibus conseguem transportar a mesma quantidade de passageiros. Contudo, o O 500 R 1830 da Mercedes vem com um eixo a menos, o que significa menor custo de manutenção e de reposição de peças, garantindo uma maior rentabilidade para as empresas de ônibus, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Por não precisar de manutenção do 2º eixo direcional e com somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6×2), o que também contribui para a redução de consumo do combustível, de acordo com a empresa.
Para ajudar na economia de combustível, o 4×2 conta com painel com sistema Eco Suporte, que auxilia para uma condução mais econômica durante a operação. São quatro pontos de acompanhamento: Meta de consumo de combustível, rotação de motor, velocidade máxima e pressão do turbo compressor. Quanto mais perto do verde a seta do painel apontar, mais perto da meta o motorista estará em relação à economia.
A nova linha de ônibus da Mercedes-Benz possui também o EIS (Engine Idle Shutdown), sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com o motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, em uma situação que dure um longo tempo, por exemplo – 4 minutos, sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.
Está é uma situação comum em garagens, terminais urbanos e pontos de parada. Além de gerar economia de combustível, reduz as emissões de poluentes e de ruídos.
Mais conforto e segurança
O Super Padron tem motorização traseira, que aumenta a área de balanço dianteiro do ônibus, produz menos ruídos, facilita o acesso dos passageiros com menor tempo de embarque e proporciona maior conforto para os motoristas, segundo a empresa.
Para ajudar a ter mais conforto para passageiros, o veículo também possui suspensão totalmente pneumática, com 2 bolsões de ar na dianteira e 4 bolsões de ar na parte traseira.
Os motoristas ainda contam com a coluna de direção regulável, que ajuda a manter uma postura adequada ao conduzir o veículo.
Em relação a segurança, o veículo possui freios a disco, EBS (Electronic Braking System), e o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake da Mercedes-Benz, que além de mais proteção, oferece mais potência de frenagem e menor desgaste dos freios, de acordo com a marca.
Segundo Walter Barbosa, Belo Horizonte deve ser a primeira capital a receber a nova linha de ônibus da Mercedes-Benz. A expectativa é de comercializar em torno de 50 a 80 unidades do modelo este ano.
A pandemia e o mercado de ônibus
O mercado de ônibus, especialmente o urbano e o rodoviário, foi um dos mais afetados durante a pandemia. Segundo Walter Barbosa, “no auge da quarentena, o segmento urbano sofreu uma queda de 75% no número de passageiros. Hoje, apenas 30 a 40% dos passageiros vem utilizando ônibus nas cidades. No segmento rodoviário, a queda já foi de 90% e, agora, o número de passageiros está entre 50 e 60%”.
Para visualizar melhor estes dados, vejamos o gráfico a seguir:
De acordo com o gráfico, apenas o segmento de fretamento e escolar não sofreram queda nas vendas se comparados aos meses de janeiro e fevereiro de 2020. No mesmo período, no segmento urbano, foram 906 unidades a menos, representando uma baixa de 64%.
Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes Veículos Automotores), há uma expectativa de crescimento de 13% no mercado de ônibus em 2021, que gira em torno entre 15 e 16 mil unidades.
Adaptado de Mercedes-Benz