quinta-feira, novembro 21, 2024

Ônibus elétricos serão destaque na Lat.Bus 2024

ÔnibusÔnibus elétricos serão destaque na Lat.Bus 2024

O crescimento dos ônibus elétricos tem sido notável nos últimos anos, impulsionado por várias forças, incluindo preocupações ambientais, inovações tecnológicas e políticas governamentais favoráveis. Por isso, natural os ônibus elétricos ganharem destaque na Lat.Bus, principal feira dedicada ao segmento.

Ônibus elétricos serão destaque na Lat.Bus 2024

Recentemente, a Scania deu um spoiler e anunciou antes do evento o K 230E B4x2LB, o primeiro ônibus elétrico da marca no País. O veículo tem autonomia entre 250 a 300 km, tração 4×2, vocação urbana e suporta até cinco pacotes de baterias.

O propulsor que move o ônibus é chamado de EMC 1-2. Ele tem potência contínua de 230 kW a 1.750 rpm, torque de 2.200 Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de 300 kW a 1.400 rpm. 

Veja mais: Raízen admite aumento no tempo de descarga e diz…

O modelo será produzido na planta da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), com baterias importadas da Suécia. 

Mercedes-Benz lançou chassi de ônibus voltado a passageiros de distâncias mais curtas

Quem também queimou a largada foi a Mercedes-Benz. Ela lançou o chassis de ônibus voltado a passageiros. Trata-se do modelo OF 1621 com tecnologia BlueTec 6, que atende à legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6), e que foca no cliente que busca um chassi para ônibus fretados para curtas distâncias e por um valor sugerido mais acessíveis. 

Mas as novidades também estão nos componentes. A Maxion Structural Components, por exemplo, apresentará um conceito inovador de um chassi integrado com Battery Pack para ônibus elétricos.

Saiba mais: Iveco Daily chega na versão elétrica ao Brasil

O chassi tem capacidade para integrar oito pacotes de baterias LFP da ForseePower entre as longarinas do chassi, totalizando 288 KWh de capacidade energética. O projeto focou em uma estrutura de montagem dos pacotes no chassi, sem comprometer a capacidade de passageiros.

Vale dizer que para o sucesso da eletrificação, é importante haver uma solução completa de bateria, chassis e demais peças estruturais dos veículos, permitindo a conversão de frotas de veículos à combustão em elétricos, gerando uma oportunidade para atender metas de ESG a curto prazo.

Como está a frota de ônibus elétrico nas principais cidades do mundo

Independentemente disso, uma infraestrutura de carregamento adequada é crucial para o sucesso dos ônibus elétricos. Isso inclui estações de carregamento rápido e sistemas de gerenciamento de energia.

Atualmente, São Paulo possui uma frota de 179 ônibus elétricos a bateria e 201 trólebus, totalizando 380 veículos elétricos em operação. A cidade estabeleceu uma meta ambiciosa de ter 2.600 ônibus elétricos em circulação até o final de 2024. 

Em Shenzhen, China, primeira cidade do mundo a eletrificar toda a frota de ônibus, há mais de 16.000 ônibus elétricos operando na cidade.

Em Londres, Reino Unido, a meta é eletrificar toda a frota até 2037, enquanto, em Los Angeles, EUA, a ideia é 2030.

O crescimento dos ônibus elétricos representa uma mudança significativa na mobilidade urbana, trazendo benefícios ambientais, econômicos e sociais, e é uma tendência que deve continuar a se fortalecer nos próximos anos.

A LAT.BUS & TRANSPÚBLICO 2024 acontecerá no SÃO PAULO EXPO, nos dias 6, 7 e 8 de agosto de 2024.

 

Por Rodrigo Samy

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados