sexta-feira, novembro 22, 2024

Otimista, Volkswagen contrata, aumenta a gama de caminhões elétricos e busca novos mercados

LançamentosOtimista, Volkswagen contrata, aumenta a gama de caminhões elétricos e busca novos...

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) chega ao final de 2022 com sensação de dever cumprido. Em seu tradicional almoço de fim de ano para falar sobre o ciclo que termina e dar as expectativas para o próximo, a montadora destacou que conseguiu se organizar com a falta de componentes no mercado (como semicondutores) e conseguiu entregar seus produtos. Sendo assim, a marca acredita que vai fechar mais um ano como líder no segmento de caminhões. Otimista, para 2023 a Volkswagen contrata, aumenta a linha de caminhões elétricos e busca em novos mercados.

 

Novos mercados e investimentos

A Volkswagen já conta com as fábricas do Brasil, em Resende/RJ, e no México, e parcerias de produção na África do Sul e, na busca por novos mercados, chega agora também às Filipinas. Desses locais saem produtos para abastecer toda a América Latina, África, Oriente Médio e Sudeste Asiático. São mais de 30 países com produtos da marca. A montadora quer expandir a presença nessas regiões, com novos países e consolidação nos que já atua. Aliás, a marca faz 25 anos de Argentina em 2023 e pretende se fortalecer no país.

Para atingir esse e outros objetivos, a Volkswagen está em meio a um ciclo de investimento de R$ 2 bilhões. O ciclo começou em 2021 e vai até 2025. Parte desse valor vai para a ampliação da fábrica em Resende e contratação de mais de 200 novos funcionários. Os novos contratados devem atuar tanto na planta quanto na sede administrativa em São Paulo. A montadora ainda deve inaugurar, em breve, um novo centro de tecnologia da informação, para, segundo a marca, fazer frente aos desafios da digitalização e inovação.

“Seguimos otimistas com as perspectivas do mercado e da economia brasileira, acreditando que fecharemos o ano com excelentes resultados para a nossa empresa. Estamos mantendo a liderança acumulada nos licenciamentos de caminhões no país, segundo a Anfavea, e a ainda uma boa vice-liderança em ônibus. Essas contratações vão fazer frente às oportunidades que esse cenário nos proporciona”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Mulher no board

Lineu Takayama, que se aposenta, Livia Simões, primeira mulher no board da VWCO, e Roberto Cortes, CEO VWCO
Lineu Takayama, que se aposenta, Livia Simões, primeira mulher no board da VWCO, e Roberto Cortes, CEO VWCO

E por falar em contratação, a partir de 2023 a Volkswagen terá a primeira mulher como parte do corpo de diretoria da empresa. Livia Simões será a nova vice-presidente de Recursos Humanos da VWCO. Ela vai suceder a Lineu Takayama, que se aposenta no fim do ano.

Lívia tem 40 anos, é formada em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com especializações em Gerenciamento de Pessoas, Liderança e Projetos por escolas como a ESMT Berlin, a Universidade de São Paulo e as Fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral e começou como estagiária na empresa há 18 anos.

 

Caminhão elétrico 17 toneladas

E-delivery 17 toneladas
E-delivery 17 toneladas

Já faz mais de 5 anos que a Volkswagen produziu seu primeiro caminhão elétrico no Brasil. Agora, a marca aumenta a capacidade da linha. O e-Delivery 17 vai circular pelas ruas de São Paulo e tem capacidade para transportar 17,3 toneladas, cerca de 3 toneladas de carga a mais que o modelo de e-Delivery 14 (14,5 toneladas).

Embora seja o maior caminhão e-Delivery da família, o modelo mantém as dimensões para operar em zonas de restrição de circulação, como veículo urbano de carga (VUC), e traz eixo dianteiro com maior capacidade de carga, chassi e suspensão reforçados, configuração 6×2, plataforma de carga mais baixa, facilitando a operação de carga e descarga, suspensão a ar integral para maior conforto e rodado duplo em ambos os eixos traseiros.

O veículo traz também uma nova configuração de baterias: quatro packs ou seis packs, atingindo uma autonomia de até 180 quilômetros. O caminhão já inicia testes neste mês de dezembro, com o objetivo de avaliar sua aplicação real com clientes da marca. Esse protótipo chega para atender operações que demandem alta densidade de carga em veículos compactos urbanos e também a distribuição de bebidas com até oito pallets.

 

Saiba ainda:

Caminhões elétricos – veja 5 fatores que mudam para o motorista

 

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados