Que as utilitárias com caçamba já estão mais ‘gourmetizadas’ do que nunca, isso já é fato. A maioria procura oferecer mais conforto e tecnologia a capacidade máxima de carga.
De qualquer forma, as picapes fazem parte de um mercado que está crescendo e que ganhou categorias intermediárias.
“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.
A tendência está evidente na 29ª edição da Agrishow 2024, que acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). No local, os mais de 195 mil visitantes previstos podem apreciar sete estandes de fabricantes de picapes, além dos de caminhões, implementos rodoviários e agrícolas.
Leia mais: Como fazer o transporte de cargas correto em picapes?
Veja as marcas de picapes que estão na Agrishow
Chevrolet – A marca da gravata mostra a S10, versão atualizada, nas configurações de trabalho, incluindo as de cabine simples e chassis cab, e as opções mais completas com cabine dupla. O motor é um turbodiesel de 2,8 litro com 207 cv. Já a transmissão é de oito velocidades no lugar da de seis. Outros modelos da linha da Chevrolet presentes são: Montana e Silverado.
Fiat – A italiana vai contra-atacar com a Titano. O modelo recém-chegado ingressa no mercado para completar o portfólio de picapes da marca com uma caçamba de 1.314 litros. O motor é um turbodiesel de 2,2 litros de 180 cv e 400 Nm. A capacidade de carga é de 1.020 kg. Os modelos Strada e Toro também estão no estande.
Ford – No estande, é possível ver a Ranger com motor V6 a gasolina de 3-litros, com 600 Nm, e outra com turbodiesel de 2-litros com 400 Nm. Outro modelo presente é a F-150 com um V8 de 5-litros, com 405 cv, transmissão automática de 10 marchas. Por fim, a Maverick, picape média, está equipada com motor EcoBoost 2-litros de 253 cv.
Kia Motors – O recém-lançado Bongo K2500 4×4 está apresentado em suas várias aplicações, seja para a cidade ou para o campo. O modelo foi desenvolvido para usar baú, carroceria metálica ou de madeira. A capacidade de carga é de 1.811 kg no chassi. O motor de 2,5 litros, 4 cilindros em linha, turbodiesel, tem 130 cv e 255 Nm.
Mitsubishi – Na Agrishow, a companhia lança duas séries especiais e limitadas de L200 Triton Sport. Além disso, a marca também exibe pela primeira vez a Oficina Remota de Atendimento Rápido, modelo totalmente customizado para prestar atendimentos de pequenos e médios reparos.
Nissan – A marca está na feira com a picape Frontier nas versões topo de linha Platinum e PRO4X. A utilitária é a que tem o maior vão livre da categoria, 25 cm. Com isso, as características fora-de-estrada são mais favoráveis. Em todas as versões, o motor é um turbodiesel de 2,3 litros.
Volkswagen – A marca alemã mostra a Saveiro 2024 e a sua irmã maior, a Amarok com motor V6 de 3-litros com 258 cv e 580 Nm. Como curiosidade, a Saveiro é a picape mais longeva do Brasil e registra mais de 1,6 milhão de unidades vendidas, são 41 anos de produção ininterrupta.
Por Rodrigo Samy, com informações das fabricantes
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.
E a RAMPAGE não tem nenhum estande?
Oi Paulo, obrigado pela atenção e desculpe a demora na resposta. Estava, sim, mas essa foi uma matéria prévia.
Segue um link mais atual da cobertura. Um abraço!
https://penaestrada.com.br/picapes-sao-destaque-na-agrishow-2024/