No Fazendo Rastros de hoje, veja as perspectivas com a nova licitação do trecho Norte do Rodoanel de São Paulo e a nova data do leilão da BR-381/262.

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Governo de São Paulo autoriza nova licitação para o Rodoanel Norte

Após mais de 3 anos parado, o governo de São Paulo autorizou uma nova licitação para a conclusão do Rodoanel trecho Norte. A obra era pra ter sido entregue em 2014. Por conta de diversos problemas e escândalos, está totalmente parada desde 2018. Nós, inclusive, já fomos até lá diversas vezes mostrar a situação de abandono em que se encontra.

Até agora, já foram gastos R$ 6,3 bilhões. Esse valor é 50% superior ao previsto inicialmente. Agora, a nova licitação deve trazer mais 3 bilhões de reais para a obra. A empresa vencedora terá um contrato de 31 anos e fica obrigada a terminar o trecho e, posteriormente, assegurar sua manutenção.

O percurso de 44km quilômetros ligará as Rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias às Rodovias Bandeirantes e Anhanguera, assim completando o anel. O círculo completo será de 177 quilômetros e evitará a passagem por dentro da cidade de São Paulo.

Leilão da BR-381/262 é remarcado

Na última sexta-feira (21), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) comunicou o adiamento do leilão da rodovia BR-381/262/MG/ES, de 7/2 para 25/2/2022, a pedido das empresas que participarão do leilão.

Dessa forma, a Agência concede pelo menos 60 dias para reformulação de propostas a partir das adequações do edital. O pedido do prazo foi protocolado pelas interessadas no final de dezembro de 2021.

Esta é a segunda vez em que o processo é adiado. Inicialmente, o leilão de concessão da BR-381/262 estava previsto para o dia 20 de dezembro, mas acabou alterado pela agência que alegou novos ajustes no edital.

Vale lembrar que os trechos da BR-381/262 que serão concessionados através do processo de licitação da rodovia são:

*A BR-381/MG, entre Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (para Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (em Governador Valadares/MG);

*A BR-262/MG, entre o entroncamento com a BR-381/MG (João Monlevade/MG) até a Divisa MG/ES;

*E a BR-262/ES, entre a divisa ES/MG, até o entroncamento com a BR-101/ES (Viana/ES).

O projeto consiste na concessão de 686,10 km (que passarão a 670,64 km a partir das intervenções previstas no contrato). Além disso, a empresa vencedora deverá realizar a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias. Por fim, vale destacar que o contrato terá duração de 30 anos, com opção de prorrogação por mais 5 anos.

Um dos grandes intuitos da concessão é beneficiar setores produtivos da região, como a pecuária, agricultura, mineração e os pólos industriais e comerciais. Além disso, por atravessar Minas Gerais e o Vale do Aço, também otimiza o escoamento de produtos para o setor automobilístico.

O episódio de hoje tem apresentação de Pedro Trucão, notícias de Paula Toco e Daniel Santana e edição de Felipe Rodriguez.

 

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